O Fórum Permanente: Direitos Humanos e Contemporaneidade consiste de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Juventude, do IFSP, campus Capivari.
A proposta é que o Fórum Permanente: Direitos Humanos e Contemporaneidade aconteça bimestralmente, sempre abordando temáticas atuais e urgentes, atinentes ao campo dos Direitos Humanos.
O I Fórum Permanente: Direitos Humanos e Contemporaneidade aconteceu em 29 de abril, com a temática: Direitos Humanos e a Questão Penal. Agora, no próximo dia 02 de setembro, das 19:00 às 21:00 horas, acontecerá o II Fórum Permanente: Direitos Humanos e Contemporaneidade, cujo tema será: Justiça Restaurativa e contará com palestra do Exmo. Sr. Egberto de Almeida Penido, Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Paulo -SP.
A Justiça Restaurativa constitui-se em uma nova forma de resposta às situações de conflito e de violência onde o valor do justo se materializa nas relações por meios não punitivos. Desta forma a responsabilização consciente de todos envolvidos em tais situações se faz através de uma dinâmica dialógica e de modo consensual. Diversos projetos de Justiça Restaurativa implementaram-se no Brasil há aproximadamente uma década, com significativos resultados exitosos e com alto grau de satisfação de todos envolvidos. Veremos o conceito de Justiça Restaurativa inserido dentro de uma Cultura de Não-Violência, como ela vem sendo implementada principalmente na área da Infância e Juventude e quais são os desafios para a sua expansão.
Público-alvo
Educadores em geral. Profissionais vinculados às políticas públicas de assistência. Agentes de segurança pública. Estudantes. Jornalistas. Operadores do direito. Interessados na temático dos Direitos Humanos e Juventude.
Assessoria
Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Juventude.
Dinâmica do Fórum
Cada encontro do Fórum Permanente: Direitos Humanos e Contemporaneidade será implementado a partir da articulação de três dimensões fundamentais:
Diálogo – debate aberto e democrático de ideias e perspectivas;
Partilha/Convivência – troca de experiências no momento de coffee break (organizado a partir de uma perspectiva comunitária, na qual cada participante traz algo – comida/bebida – para ser compartilhado);
Palestra/Oficina – desenvolvimento teórico e prático do tema por um especialista.
Sobre o Grupo de Pesquisa
O grupo de pesquisa em Direitos Humanos e Juventude, do IFSP, campus Capivari, desdobra-se da articulação de pesquisadores, docentes, discentes e militantes sociais, assumindo um escopo interdisciplinar.
O grupo de pesquisa em Direitos Humanos e Juventude almeja identificar, analisar e debater as situações de violação sistemática dos direitos fundamentais – educação, trabalho e vida – da população jovem, contribuindo, a partir do conhecimento construído, para o desenvolvimento de novas alternativas políticas, sedimentadas em políticas públicas capazes de assegurar e garantir, democraticamente, os direitos violados.
Data, Local e Horário
02 de Setembro de 2015.
Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,Campus Capivari – Avenida Dr. Enio Pires de Camargo, 2791. Capivari – São Paulo.
Das 19h às 21h.
ENTRADA FRANCA – OS PARTICIPANTES RECEBERÃO CERTIFICADOS