Fique Por Dentro


28/09/2017    

  SUGESTÃO DE LEITURA

Livro: LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA- ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Autor (s): Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp

Neste livro , as autoras descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Além de oferecerem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com objetivo de que o  leitor pudesse ter ideia dos rápidos movimentos de corpo e mão  em cada sinal.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

15/09/2017

Para incentivar a participação da pessoas com deficiências no mercado de trabalho foi criada a Lei  8.213/1991. A  referida Lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.

Fonte: CSJT (Conselho Superior da Justiça do  Trabalho)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

O Napne,  Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, do IFSP Capivari realizará, durante esse mês, atividades de conscientização sobre o Setembro Azul, mês repleto de datas significativas que refletem a história das lutas e conquistas para as pessoas com deficiência.

Haverá apresentação de cartazes informativos, apresentação musical em Libras e palestra.

Click no link abaixo para conferir a programação.

Programação do Napne CPV- Setembro Azul

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

18/04/2017                                                        CURSOS

A Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) oferece curso sobre Identidade e Cultura Surdas Libras Intermediário e Avançado- Inclusão do Aluno Surdo na Universidade.

Para maiores informações acesse os links abaixo:

Curso sobre Identidade e Cultura surdas- inscrições abertas até 28/04/2017

Libras Intermediário e Avançado- Inclusão do Aluno Surdo na Universidade – inscrições abertas até 02/06/2017

______________________________________________________________________________________________________________________________________

16/03/2017

Pessoa com Deficiência – Saiba qual terminologia deve ser aplicada

 

Você sabia que a terminologia utilizada para se referir às pessoas com deficiência mudou bastante ao longo da história?

É importante destacar que o termo Portador (a) de Deficiência ou Portador (a) de Necessidades Especiais foi substituída por Pessoa com Deficiência, pois a condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa, ou seja, a deficiência não é algo portátil, algo que ela possa deixar de portar quando quiser. Não dizemos que a pessoa é portadora de olhos azuis, assim como não dizemos que é portadora de deficiência.

Podemos usar termos como pessoa/criança/aluno com deficiência, que colocam a pessoa em primeiro lugar e a deficiência como uma condição inata ou adquirida, além disso, devemos combater eufemismos, que tentam camuflar a deficiência, como “pessoas com habilidades diferenciadas” ou “pessoas especiais”. Da mesma forma, não devemos nos referir às pessoas sem deficiência como “normais”.

Finalmente, o termo deficiência se refere à ausência permanente total ou parcial de uma funcionalidade do corpo, não é sinônimo de incompetência e tampouco antônimo de eficiência (que seria ineficiência).

Saiba mais  sobre a evolução das terminologias acessando o artigo “Como chamar as pessoas que têm deficiência?” De Romeu Kazumi Sassaki.

http://diversa.org.br/artigos/como-chamar-pessoas-que-tem-deficiencia/

 

________________________________________________________________________________

16/12/2016    Compartilhe Experiências

De 13 à 16 de Abril de 2017 na cidade de Poços de Calda/MG no Espaço Cultural da Urca , terá o Simpósio Nacional: Por uma escola inovadora e inclusiva. Visando  compartilhar  experiências sobre escolas com propostas pedagógicas inovadoras e inclusivas .

Para maiores informações como período de inscrição, programação e contato,  acesse os links abaixo.

http://lepaicontato.wixsite.com/simposio/inscricao      (Inscrição)

http://lepaicontato.wixsite.com/simposio/programacao     (Programação)

lepai.contato@gmail.com     (Contato)

Site do Simpósio Nacional

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

14/12/2016

Conheça um pouco mais sobre o Napne !