09/04/2018
Livro: Minha escola recebeu alunos para a inclusão. Que faço agora ?
Autor: Geraldo Peçanha de Almeida
“Para uns, a escola é um espaço físico, arquitetônico; para outros, é o ambiente educativo, o lugar onde as ações pedagógicas acontecem. Por essas e por outras definições, é que muitos acabam vendo, o que chamamos de escola inclusiva, como mais um espaço físico, comum a tantos outros. Este livro não só discute esta questão, a de que um ambiente educativo é composto de profissionais, projetos e uma intenção maior que simplesmente transmitir conhecimento, como também aponta intervenções, caminhos, práticas inovadoras para que os professores de todas as modalidades possam iniciar a construção de ambientes verdadeiramente inclusivos.
Para o autor, não há inclusão sem ambientação. Segundo ele, é preciso que as escolas sejam preparadas para receber e ambientar os alunos em processo de inclusão, e isto envolve práticas bem pensadas, discussão com pais e alunos, preparação das famílias dos portadores de deficiências e/ou limitações no processo de socialização. Geraldo Peçanha de Almeida é enfático ao apresentar argumentos que fortalecem a importância da transparência no processo de inclusão. Para ele, há perdas, há conflitos, há falta de preparação de todos os lados e há preconceitos, mas o que fica ao final do livro é a ideia de que, quando se quer, é possível levar a sério e obter sucesso, em qualquer processo de inclusão da pessoa especial, e, neste caso, os resultados são mais satisfatórios e perceptíveis que os problemas. Basta querer!”
Fonte : Livraria da travessa
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
28/09/2017
SUGESTÃO DE LEITURA
Livro: LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA- ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Autor (s): Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp
Neste livro , as autoras descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Além de oferecerem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com objetivo de que o leitor pudesse ter ideia dos rápidos movimentos de corpo e mão em cada sinal.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
15/09/2017
Para incentivar a participação da pessoas com deficiências no mercado de trabalho foi criada a Lei 8.213/1991. A referida Lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.
Fonte: CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
O Napne, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, do IFSP Capivari realizará, durante esse mês, atividades de conscientização sobre o Setembro Azul, mês repleto de datas significativas que refletem a história das lutas e conquistas para as pessoas com deficiência.
Haverá apresentação de cartazes informativos, apresentação musical em Libras e palestra.
Click no link abaixo para conferir a programação.
Programação do Napne CPV- Setembro Azul
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
18/04/2017 CURSOS
A Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP) oferece curso sobre Identidade e Cultura Surdas e Libras Intermediário e Avançado- Inclusão do Aluno Surdo na Universidade.
Para maiores informações acesse os links abaixo:
Curso sobre Identidade e Cultura surdas- inscrições abertas até 28/04/2017
______________________________________________________________________________________________________________________________________
16/03/2017
Pessoa com Deficiência – Saiba qual terminologia deve ser aplicada
Você sabia que a terminologia utilizada para se referir às pessoas com deficiência mudou bastante ao longo da história?
É importante destacar que o termo Portador (a) de Deficiência ou Portador (a) de Necessidades Especiais foi substituída por Pessoa com Deficiência, pois a condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa, ou seja, a deficiência não é algo portátil, algo que ela possa deixar de portar quando quiser. Não dizemos que a pessoa é portadora de olhos azuis, assim como não dizemos que é portadora de deficiência.
Podemos usar termos como pessoa/criança/aluno com deficiência, que colocam a pessoa em primeiro lugar e a deficiência como uma condição inata ou adquirida, além disso, devemos combater eufemismos, que tentam camuflar a deficiência, como “pessoas com habilidades diferenciadas” ou “pessoas especiais”. Da mesma forma, não devemos nos referir às pessoas sem deficiência como “normais”.
Finalmente, o termo deficiência se refere à ausência permanente total ou parcial de uma funcionalidade do corpo, não é sinônimo de incompetência e tampouco antônimo de eficiência (que seria ineficiência).
Saiba mais sobre a evolução das terminologias acessando o artigo “Como chamar as pessoas que têm deficiência?” De Romeu Kazumi Sassaki.
http://diversa.org.br/artigos/como-chamar-pessoas-que-tem-deficiencia/
________________________________________________________________________________
16/12/2016 Compartilhe Experiências
De 13 à 16 de Abril de 2017 na cidade de Poços de Calda/MG no Espaço Cultural da Urca , terá o Simpósio Nacional: Por uma escola inovadora e inclusiva. Visando compartilhar experiências sobre escolas com propostas pedagógicas inovadoras e inclusivas .
Para maiores informações como período de inscrição, programação e contato, acesse os links abaixo.
http://lepaicontato.wixsite.com/simposio/inscricao (Inscrição)
http://lepaicontato.wixsite.com/simposio/programacao (Programação)
lepai.contato@gmail.com (Contato)
______________________________________________________________________________________________________________________________________
14/12/2016
Conheça um pouco mais sobre o Napne !