Estágios


“O ESTÁGIO CURRICULAR é o ato educativo escolar surpevisonado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam no ensino regular em instituições do ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. (Artigo 1º da Lei 11.788/2008).

Para informações completas sobre o estágio no IFSP, leia na íntegra a portaria do IFSP que normatiza o Estágio curricular, Clique aqui.

Para informações sobre dispensa de estágio/TCC, Clique aqui.

Manual Resumido:

  1.  Somente poderão realizar estágio os educandos regularmente matriculados em cursos do IFSP, e que tiverem, no mínimo, 16 (dezesseis) anos completos na data de início do estágio.
  2. A jornada de atividade em estágio será definida em comum acordo entre o IFSP, a parte concedente e o educando ou seu representante legal, devendo constar no Termo de Compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar seis horas diárias e trinta horas semanais.
  3. A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder dois anos, exceto quando se tratar de estagiário com necessidades especiais.
  4. Para dar início ao estágio, é necessário a apresentação dos:
    1. TERMO_DE_COMPROMISSO_DE_ESTÁGIO;
    2. PLANO_DE_ATIVIDADES_DE_ESTÁGIO;
  5. Para qualquer alteração do Termo de Compromisso, dentro do período vigente, é necessário:
    1. TERMO_ADITIVO;
    2. NOVO_PLANO_DE_ATIVIDADES_DE_ESTÁGIO (caso a alteração seja mudança de horário, data de período, nome do supervisor de estágio);
  6. Para finalizar o estágio antes do período previsto em contrato, é necessário:
    1. TERMO_DE_RESCISÃO;
  7. Durante o período de estágio o educando deverá apresentar mensalmente ao Orientador de Estágio do IFSP:
    1. RELATORIO_MENSAL_DE_ATIVIDADES_DE_ESTÁGIO, devidamente assinado pelo Supervisor de Estágio da Empresa;
  8. Para finalizar o estágio, após cumprir o prazo determinado no Termo de Compromisso de Estágio, o estagiário deve entregar:
    1. Relatório Final, denominado “Pasta Preta”.

O que deve conter na Pasta Preta:

  1. Etiqueta com nome do aluno, curso, prontuário e telefone na frente da pasta;
  2. ÍNDICE, na primeira página da pasta preta;
  3. IDENTIFICAÇÃO_DA_UNIDADE_CONCEDENTE;
  4. CARACTERIZAÇÃO_DA_UNIDADE_CONCEDENTE;
  5. Plano de Atividades de Estágio, igual ao que foi entregue junto com o Termo de Compromisso de Estágio;
  6. Todos os Relatórios Mensais de Atividades de Estágio organizados em ordem cronológica de sua realização. Todos digitados, carimbados e assinados pelo surpevisor de estágio da empresa e pelo professor orientador de estágio do IFSP;
  7. QUESTIONÁRIO_DE_AVALIAÇÃO;
  8. Anexos que tenham relação com as tarefas desempenhadas durante o estágio;
  9. FICHA_DE_APROVEITAMENTO_PROFISSIONAL_NA_UNIDADE_CONCEDENTE, devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo Supervisor de Estágio.

Observações:

  • O Termo de Compromisso de estágio obrigatoriamente deve informar o nome do Representante Legal da Empresa e do Supervisor de Estágio;
  • O Representante legal deverá assinar o Termo de Compromisso de Estágio e o Supervisor de Estágio o Plano de Atividades de Estágio.
  • Todas as pessoas que assinarem os respectivos documentos deverão, além da assinatura, rubricar as demais folhas, quando houver.
  • Todos os documentos devem ser entregues à Coordenadoria de Extensão do campus.
  • Os relatórios devem ser digitados em formato ofício.
  • Verificar com o professor orientador de estágio os prazos tanto para início quanto para finalização do estágio referente ao seu curso.

Para mais informações sobre Estágios, procurar pessoalmente a Coordenadoria de Extensão do Campus Capivari ou, pelos seguintes contatos:

Telefone: (19) 99664-0840

e-mail: extensao.capivari@ifsp.edu.br