Estágio


“O ESTÁGIO CURRICULAR é o ato educativo escolar surpevisonado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam no ensino regular em instituições do ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. (Artigo 1º da Lei 11.788/2008).

Para informações completas sobre o estágio no IFSP, leia na íntegra a portaria do IFSP que normatiza o Estágio curricular, Clique aqui.

Cada um dos cursos oferecidos pelo IFSP – Campus Capivari possui um Plano Pedagógico de Curso (PPC) que prescreve como pode ser realizado o Estágio Supervisionado. Resumidamente, temos:

1.Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Química:

A partir da conclusão do segundo ano do curso, o aluno deverá optar pela realização ou do Estágio Supervisionado ou do Trabalho Final de Curso. Caso o aluno opte pelo Estágio, ele deverá cumprir 360 horas de carga horária e apresentar a documentação necessária para validação do Estágio.

2.Técnico em Manutenção e Suporte à Informática:

O Plano Pedagógico do Curso prevê a realização do Trabalho Final de Curso, porém o aluno pode optar em apresentar os relatórios de estágio como Trabalho Final de Curso. Caso o aluno opte pelo Estágio, ele deve cumprir 360 horas de carga horária e apresentar a documentação necessária para validação do Estágio como avaliação da disciplina “Projeto Integrado”. Obviamente, neste caso, o Estágio deve terminar antes do término da disciplina.

3.Técnico em Química:

O Plano Pedagógico do Curso prevê a realização do Trabalho Final de Curso, porém o aluno pode optar em apresentar os relatórios de estágio como Trabalho Final de Curso. Caso o aluno opte pelo Estágio, ele deve cumprir 360 horas de carga horária e apresentar a documentação necessária para validação do Estágio. Além disso, também deve ser aprovado na disciplina “Projeto Integrado”.

4.Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

O Plano Pedagógico do Curso prevê a realização obrigatória do Trabalho de Conclusão do Curso, sendo facultativo a realização do Estágio. Caso o aluno opte pelo Estágio, ele deve cumprir 240 horas de carga horária, a partir da conclusão do terceiro módulo, e apresentar a documentação necessária para validação do Estágio para que as horas de Estágio sejam contabilizadas em seu Diploma.

5.Tecnologia em Processos Químicos:

O Plano Pedagógico do Curso prevê a realização opcional de ou Estágio Supervisionado, ou Projeto Aplicado (Case) ou Trabalho de Conclusão de Curso. Caso o aluno opte pelo Estágio, ele deve cumprir 360 horas de carga horária, a partir do quarto semestre, e apresentar a documentação necessária para validação do Estágio. Além disso, também deve frequentar a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”.

Aconselhamos que, para obter maiores detalhes, o aluno leia o PPC do curso em que está matriculado. Os PPCs estão disponíveis nas páginas dos respectivos cursos.

Para maiores informações sobre a documentação necessária para a realização de Estágio, clique aqui.