Tecnologia em Processos Químicos


O curso tem como objetivo formar profissionais de nível superior aptos a atuar nas indústrias química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, alimentícia e de produção de insumos. Com vistas a otimizar e adequar os métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais, esse profissional planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais, registra e interpreta os resultados, emite pareceres, seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial, considerando em sua atuação a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade, com amplo domínio teórico e experimental, incluídos o caráter ético, humano e empreendedor

 

 

O que é este curso e como ele é desenvolvido:

O Curso disponibiliza ao mercado de trabalho, profissionais em Processos Químicos com competências na área química, adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico e inserido no contexto social e humano. O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos possui 2400 horas desenvolvidas em sete semestres letivos e 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 2480 horas.

O curso é ofertado no período noturno. As aulas são teóricas e práticas em laboratórios específicos a partir do 1º semestre, que é o diferencial do curso para a garantia da qualidade do ensino.

 

Duração do curso: 07 semestres

 

Cada curso superior de graduação terá um Coordenador, um Colegiado de Curso e um Núcleo Docente Estruturante (NDE) com estrutura e atribuições definidas em regulamentos próprios.

 

 

Coordenador: Ademir Geraldo Cavallari Costalonga

Contato por e-mail: ademirgcc@ifsp.edu.br

 

Principais atividades realizadas por esse profissional

 

O profissional do Curso de Tecnologia em Processos Químicos estará apto para:

  • Fazer a análise de qualidade da matéria-prima e de produtos finais;
  • Tratamento prévio e complementar de produtos e resíduos da produção;
  • Operar equipamentos e fiscalizar processos industriais e agroindustriais;
  • Realizar análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas;
  • Executar a padronização e controle de qualidade na área de Química;
  • Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria relacionadas à composição, às propriedades e, ás transformações de substâncias;
  • Realizar assessoria, consultoria e comercialização na área de Química.

Mercado de trabalho

 

O profissional de Processos Químicos, possui grande importância no mercado, uma vez que a química está inserida em tudo que nos cerca, como nas indústrias química, petroquímica, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, farmacêutica, têxtil, de tintas e pigmentos, plásticos e cimento.

 

Formas de ingresso

Para acesso ao curso superior de Tecnologia em Processos Químicos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico www.ifspcapivari.com.br. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, Portador de diploma de graduação e convênio cultural com outros países.

Sistema de Avaliação

Será considerado aprovado por média o estudante que obtiver, na disciplina, nota final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.

Os critérios de aprovação e retenção constam da organização didática do IFSP

Atividades Complementares (AC)

Essas atividades servem para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e constituem um conjunto de estratégias didático-pedagógicas que permitem, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional e formação do cidadão, agregando, reconhecidamente, valor ao currículo do estudante e devem ser desenvolvidas durante o período de formação.

Trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão de curso constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso do graduando.

  • Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Curricular

O Estágio Curricular tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e socialmente o estudante à sua futura atividade profissional, para que sua futura absorção pelo mercado de trabalho seja facilitada. Para o Curso de Tecnologia em Processos Químicos não é obrigatório para o Superiores de Tecnologia e

 

 

Voltar