Entendendo o Ensino a Distância


Histórico

Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), principalmente das redes de comunicação e suas interfaces como a World Wide Web (WWW), e a popularização dos computadores pessoais, observa-se a EaD como promissora modalidade de educação, abrindo novas oportunidades de formação e capacitação de pessoas, promovendo a democratização do conhecimento.

A educação a distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Cursos Técnico a Distância

Os cursos técnicos de nível médio a distância no IFSP são promovidos por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), o Moodle. Mas os cursos a distância também possuem atividades presenciais como aulas práticas realizadas nos laboratórios dos  polos presenciais (semanais ou quinzenais), e  avaliações presenciais a serem realizadas também no polo onde o aluno estiver matriculado. Os encontros presenciais ocorrem aos sábados ou domingos, de acordo com o calendário escolar, possibilitando a participação de todos os alunos.

Programa e-Tec Brasil

A partir do segundo semestre de 2009, o IFSP passou a ofertar cursos técnicos a distância por meio do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil/MEC, no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante.

Os primeiros cursos a serem implementados foram: curso Técnico em Administração e curso Técnico em Informática para Internet. Em 2012, foi implementado, também, o curso técnico em Serviços Públicos.

Profuncionário

Em 2012, iniciaram-se os cursos do Programa Profuncionário, que visa à formação dos funcionários de escolas da Rede Pública de Ensino, em efetivo exercício, para habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Hoje, estão sendo oferecidos dois cursos por meio deste Programa: curso técnico em Secretaria Escolar e curso técnico em Multimeios Didáticos.

Cursos do IFSP Polo Capivari

Atualmente, o Polo Capivari oferece dois cursos na modalidade a distância: Curso Técnico em Administração e o curso Técnico em Secretaria Escolar.

Particularidades do Ensino a Distância

Essa modalidade de ensino possui algumas particularidades quando comparado ao ensino tradicional (presencial). Quando o aluno opta por estudar a distância, ele tem a possibilidade de organizar dentro do seu tempo, o próprio roteiro de estudo. Desta forma, possui maior flexibilidade para a sistematização do estudo sem se prender a uma rotina já pré-estabelecida.. Para isso, é fundamental que o aluno tenha disciplina e se organize bem, pois apesar do curso não ser presencial, ele exige o mesmo comprometimento e assiduidade.

Qual é o regime dos cursos técnicos EAD do IFSP?

Os cursos técnicos EAD do IFSP obedecem ao regime semestral, porém as disciplinas de um determinado semestre são subdivididas em blocos. Cada bloco tem duração que varia entre 3 a 5 semanas e, em média, cada semestre possui 3 blocos. Assim, ao invés do aluno estudar todas as disciplinas durante todo o semestre, ele estudará parte delas no primeiro bloco, outra parte no segundo, e assim por diante.

Avaliações e Encontros Presenciais

No ensino a distância, a sala de aula do aluno é o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Esse ambiente, que é acessado pela Internet, oferece todos os recursos de que o aluno necessita para os estudos, como material didático, referências bibliográficas, vídeos, apostilas, etc. É nesse ambiente também que o aluno deverá fazer as atividades avaliativas virtuais, compostas por Questionários Online, Fóruns de Discussão, Chats, Envios de Atividades, dentre outros. Essas atividades contarão na composição da média final da disciplina e também na frequência do aluno.

Além das atividades virtuais, o curso EAD envolve também uma avaliação presencial, que é realizada no Polo, e acontece sempre ao término de um bloco. Essa prova também auxilia na média final e frequência.

Quem é quem no Ensino a Distância?

O Ensino a Distância apresenta alguns atores importantes no processo de ensino-aprendizagem. Entenda um pouco mais o papel de cada um.

Tutor Virtual:

Esse é o responsável por auxiliar os alunos nas atividades virtuais, feitas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. O Tutor Virtual vai guiar os alunos em cada semana de estudos, avaliando as atividades e tirando dúvidas referentes ao conteúdo. O processo de comunicação dos alunos com esse tutor é feito basicamente pelo próprio AVEA ou por email.

Tutor Presencial:

O tutor presencial atua diretamente no Polo que o aluno frequenta e é responsável por preparar o espaço e acompanhar os alunos nas atividades presenciais. Ele também acompanha o desempenho dos alunos através do AVEA. A comunicação com esse tutor pode ser feita através do ambiente virtual, por email, ou presencialmente no Polo, durante seus horários de atendimento.

Coordenador do Polo:

É o responsável pela parte administrativa do Polo e trabalha para possibilitar que os cursos e os alunos do Polo tenham a melhor estrutura possível.

Professor Formador:

É o professor responsável por montar toda a estrutura de uma disciplina no AVEA. É ele quem vai montar o plano de ensino e desenvolver/adotar os melhores meios didáticos e disponibilizá-los para os alunos, bem como preparar as atividades online (questionários, fóruns, chats, etc) e as provas. Ele deixará o ambiente virtual preparado para que o aluno possa cursar a sua disciplina, sob acompanhamento do Tutor Virtual.

Coordenador do Curso:

Responsável por coordenar todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do curso. É responsável pela estruturaçãodo curso, bem como pelo seguimento da organização didática.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato!

Será um prazer receber você!