Capivari


O município de Capivari está localizado no Estado de São Paulo, na mesorregião e microrregião de Piracicaba (IBGE 2009), a 140 km da capital do Estado. Faz divisa com os municípios de Elias Fausto, Mombuca, Monte Mor, Porto Feliz, Rafard, Rio das Pedras, Santa Bárbara D’Oeste com proximidades à Americana, Cerquilho, Itu, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Laranjal Paulista, Paulínia, Piracicaba, Saltinho, Sumaré e Tietê.

No início do século XVIII, um grupo de ituanos instalou-se próximo a uma colina na margem de um rio, que na época era povoada de muitas capivaras. O nome dado ao pequeno povoado foi Capivari, por esta razão.

Em 11 de outubro de 1826, criou-se a Freguesia,  de São João Batista de Capivari de Baixo,  vinculada ao município de Porto Feliz.  E  10 de julho de 1832, foi  elevada a Vila de São João Batista de Capivari de Baixo.  Em 20 de dezembro de 1905, a  denominação foi simplificada para Capivari.

No século XVIII, as atividades econômicas mais relevantes  na região eram a cultura de cana de açúcar, café e chá.
Atualmente a economia de Capivari é representada pelo setor de serviços em primeiro lugar, em segundo pelo setor industrial e por último, o agropecuário.  (Fonte: Censo 2010, IBGE )

Em 2015, segundo o IBGE, o município possuía uma população de 53.152 habitantes  (Fonte: http://cod.ibge.gov.br/NVY/).

Pelo município  passam importantes estradas do estado de São Paulo, como a Rodovia do Açúcar (SP-308), que liga Capivari aos municípios de Salto e Piracicaba e a SP-101, que liga a cidade à Região Metropolitana de Campinas.

Distâncias até o Câmpus Capivari 

 

                Origem     Distância
              São Paulo       138 km
             Campinas        50 km
             Piracicaba        38 km
  Aeroporto  de Viracopos        44 km
 Aeroporto  de Guarulhos       157 km
          Porto de Santos       221 km

Clique na imagem abaixo para traçar a rota e conhecer o nosso município.

if-cpv mapa