Plano de Contingência – Acervo Bibliográfico


A Biblioteca do IFSP Câmpus Capivari tem como missão promover o acesso, recuperação e disseminação da informação que apoie as atividades de ensino, pesquisa, extensão do IFSP, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.

O acervo é composto por livros e periódicos, tanto impressos como virtuais, de diversas áreas, sobretudo para as áreas de Informática, Química, Administração e Educação. Os usuários das Bibliotecas da Rede Federal do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, possuem acesso integral às normas da ABNT e ao Portal de Periódicos da Capes.

A Biblioteca do IFSP Câmpus Capivari trabalha constantemente para a melhoria de sua infraestrutura e de seus serviços, visando a organização, conservação e preservação dos mesmos afim de garantir o acesso para as futuras gerações.

Neste documento estão indicadas medidas que são adotadas visando garantir o acesso dos usuários a todos os produtos e serviços da Biblioteca mesmo diante das adversidades.

Horário de atendimento: a biblioteca atende de segunda a sexta-feira, doze horas por dia, garantindo assim, o acesso tanto ao público diurno e vespertino, quanto ao público noturno. Entende-se público como docentes, discentes, servidores e a comunidade externa.

Acervo: o acesso ao acervo e aos computadores com conexão à internet localizados na Biblioteca é permitido a todo público. O empréstimo domiciliar dos materiais é restrito aos usuários que possuem vínculo com o instituto. O controle de retirada dos materiais é realizado no balcão de atendimento da biblioteca, sendo este registrado no sistema utilizado para gerenciar todo o acervo, Sistema Pergamum. Anualmente, é realizado inventário de todos os itens patrimoniados com o intuito de monitorar e ajustar o acervo. Com o intuito de evitar danos aos materiais, é proibida a entrada com alimentos ou bebidas, exceto água.

O sistema Pergamum possui a versão Mobile o que possibilita aos usuários efetuar pesquisas no acervo, renovações e reservas pelo celular.

Acervo virtual: por meio de autenticação no SUAP, os usuários podem ter acesso a coleção de livros eletrônicos da Biblioteca Virtual Universitária da Pearson (BVU). A utilização se dá através do uso de computadores, celulares e tablets com acesso à Internet. A Biblioteca do IFSP Campus Capivari conta com vinte e dois computadores com conexão à internet para uso acadêmico.

O acesso à BV Pearson também pode ser efetuado via celular. Basta que o usuário tenha instalado em seu tablet ou smartphone, o aplicativo da mesma. Essa importante ferramenta garante que os usuários tenham acesso ao acervo virtual mesmo diante de quedas de energia e/ou internet na Instituição.

Importante citar, que em maio de 2018 foi publicada a Portaria Nº 1492 que define os serviços contínuos IFSP e dentre estes, são citadas as assinaturas da Biblioteca Virtual e das Normas Técnicas da ABNT.

Consulta local: está previsto no Regulamento de Uso das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) que um exemplar de cada título, indicado na bibliografia básica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, são classificados como não circulantes, sendo estes materiais disponibilizados somente para consulta local ou empréstimo especial. Nesse caso, tais obras devem ser devolvidas na mesma data da realização do empréstimo. Essas obras são sinalizadas com um adesivo amarelo colado na lombada do livro logo acima da etiqueta com o número de chamada. Isso garante que o usuário tenha acesso aos livros pertencentes às bibliografias dos PPCs.

Portal de Periódico da Capes: a Biblioteca do Câmpus Capivari dispõe de acesso ao conteúdo completo do Portal de Periódicos da Capes, com possibilidade de acesso remoto através da rede CAFe, para toda a comunidade acadêmica.

Todas as informações e orientações disponíveis neste documento podem ser acessadas na página institucional da Biblioteca. Além disso, são realizados treinamentos para todos os discentes ingressantes para que eles possam usufruir com autonomia de todos os serviços e produtos que a Biblioteca tem a oferecer.