Palestra “Diálogos Interdisciplinares no conhecimento do Outro”


Em 13 de agosto de 2018, no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Capivari, foi recebido o Prof. Dr. Wladimir Mejía Ayala, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia do convênio UPTC/IGAC (Instituto Geográfico Agustín Codazzi), para realizar a palestra “Diálogos Interdisciplinares no conhecimento do Outro”, quando tratou de sua pesquisa com populações indígenas Zapará envolvidas com a atividade turística e em confronto direto com as empresas petrolíferas interessadas em suas terras ancestrais.

A partir de uma perspectiva eminentemente antropológica, com forte dimensão etnográfica, foram reconstruídas relações societárias, usos estratégicos do espaço e, sobretudo, saberes e significados presentes nas práticas comunitárias.

Ao final, ainda, o Prof. Mejía Ayala brindou o público com informações acerca da possibilidade de diálogos acadêmicos com a Colômbia, particularmente com a UPTC, instituição em que ministra aulas, orienta pesquisas e desenvolve suas reflexões.

O Prof. Dr. Wladimir Mejía Ayala é formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Nariño (Colômbia), com mestrado e doutorado em Geografia pela Univerdade Paris-Dauphine (França) e Universidade de Angers (França), respectivamente.

A proposta da atividade foi iniciada junto à disciplina de Prática Pedagógica II, do Curso de Licenciatura em Química/IFSP-Capivari, sob a coordenação da Profª Drª Ione Arsênio da Silva, em parceria com a Universidade de São Paulo na pessoa do Prof. Dr. Júlio César Suzuki.

Deixe um Comentário