Visita Técnica à Empresas de São Bernardo do Campo


No dia 10 de abril de 2018 (terça-feira), os alunos do curso de Técnico Integrado em Química visitaram as empresas Basf Suvinil, Masipack, Zurich Termoplásticos, Friozem Logística e a Fundação Espaço Eco (organização não governamental criada pela BASF). Estas visitas foram intermediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, que desenvolve o turismo industrial daquela cidade.

Clique na imagem para ampliar.

Visita Técnica à empresa Masipak.

Na BASF Suvinil os alunos conheceram o processo de fabricação de tintas, à base de água, e também conheceram a Fundação Espaço Eco, que promove o desenvolvimento sustentável na sociedade por meio de práticas e soluções em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Na Masipack, eles tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de construção de máquinas e equipamentos destinados à produção de embalagens para alimentos e fármacos desde as etapas de projeto, usinagem, tratamento químico do metal, pintura, acabamento, montagem e teste. Nesta empresa os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Sr. Maurício, proprietário fundador, que falou sobre os compromissos e desafios de um empreendedor, contando sua histórica de trabalho, disciplina e sucesso. Na Friozem Logística os alunos conheceram e puderam adentrar numa câmara de congelamento. Na Zurich Termoplásticos foi visitada toda a linha de moldagem de peças plásticas para vários segmentos.

A realização de visitas técnicas é de extrema relevância para os alunos, pois possibilitam, entre outras coisas a integração entre os participantes e o amadurecimento pessoal e profissional. Também despertam discussões e questionamentos sobre o setor produtivo e a vida fabril, desde o conteúdo técnico até as relações pessoais, administrativas e econômicas da empresa. Estas experiências proporcionam aos alunos fazerem inter-relações entre os conteúdos aprendidos na sala de aula e os conteúdos e experiências observadas no setor produtivo e motivam os participantes nos estudos das disciplinas acadêmicas e na escolha e prosseguimento da área profissional.

Clique na imagem para ampliar.

Visita Técnica à empresa Masipak.

Deixe um Comentário