Professor do IFSP Capivari representou o Brasil em Londres


O professor Tiago José Berg, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Capivari, representou o Brasil no 27º Congresso Internacional de Vexilologia, que ocorreu no Imperial College, em Londres, no Reino Unido. A vexilologia é o ramo de estudo das bandeiras, sua história, usos e significados. Tiago Berg também apresentou o artigo intitulado “Vexilologia com estudantes do ensino médio”, que relata suas experiências educacionais com alunos da instituição.

Durante o ano de 2016, o docente trabalhou em um projeto de ensino de vexilologia com oito alunos voluntários que produziram réplicas em papel fiéis às bandeiras dos 206 países participantes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os pavilhões nacionais foram feitos com técnica de colagem e seguiram normas industriais de produção, respeitando o padrão oficial usado por cada país.

Professor Tiago José Berg representando o Brasil no 27º Congresso Internacional de Vexilologia.

Como resultado, o material foi exposto nas dependências do campus do IFSP de Capivari no mês de agosto, de forma a instigar alunos, professores e funcionários a conhecer mais sobre as bandeiras e nações participantes dos jogos. Além disso, o IFSP Câmpus Capivari consagrou-se como a única escola do Brasil a realizar uma exposição com todas as bandeiras dos países participantes das Olimpíadas em 2016. O trabalho também foi exposto em novembro de 2016 na biblioteca da UNESP, campus de Rio Claro.

Tiago José Berg é formado em geografia pela UNESP de Rio Claro, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Também é autor dos livros “Hinos de todos os países do mundo” e “Bandeiras de todos os países do mundo”, publicados pela editora Panda Books. Atua como membro da Associação Vexilológica Norte-Americana (NAVA) desde 2011 e já havia representado do Brasil no 25º Congresso Internacional de Vexilologia, que ocorreu em Rotterdam, na Holanda, em 2013.

Equipe de alunos que produziu as 206 bandeiras: Leticia da Silva; Gabriel Henrique Souza Prado; Larissa Isabela da Silva; Eduarda Gaion Lopes de Lima; Weverson Domingues Pereira; Tais Nascimento; Rafaela Santos da Silva e Emily Brenda Dias Ferraz

Deixe um Comentário