Encceja: Certificação do ensino fundamental e médio está com inscrições abertas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo divulga que estão abertas as inscrições para a certificação do ensino fundamental ou ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens e Adultos, o Encceja Nacional.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até o dia 18 de agosto. As provas serão aplicadas em todo o país no dia 22 de outubro.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher a cidade onde realizará a prova e indicar a unidade certificadora entre os locais oferecidos.

Aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada podem realizar o Encceja. A certificação do Encceja é válida no processo de matrícula dos cursos técnicos do IFSP como comprovação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.

Para pleitear a certificação do Ensino Fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos. Para o Ensino Médio, o candidato deve ter no mínimo 18 anos na data da realização das provas. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Inscreva-se aqui.

Enem

Neste ano, o Enem deixa de ser a avaliação necessária para a certificação do Ensino Médio. No entanto, o acesso ao ensino superior no IFSP continuará sendo realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que exige a nota do Enem no ato da inscrição.

Exame do Encceja

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Os testes serão aplicados no dia 22 de outubro nos turnos matutino, entre as 8h e as 12h, e vespertino, entre as 14h30 e as 19h30. Em ambos os casos, será seguido o horário oficial de Brasília.

Para o ensino fundamental, as provas objetivas avaliam as áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, matemática, educação física e redação. Já para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação.

Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve completar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Nos casos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias (ensino médio), para certificação ou declaração de proficiência, é preciso obter, também, a proficiência em redação, sendo necessário ter nota igual ou superior a cinco pontos.

Com informações do MEC.

Deixe um Comentário