Palestra: Descobrindo o Nordeste: História, Geografia e Cultura Nordestina


Como preparativo para a Festa Nordestina que será realizada no dia 10 de junho de 2017, no campus Capivari, a comissão responsável pelo evento organiza palestra para tratar dos temas História, Geografia e Cultura Nordestina. A palestra será realizada no dia 11 de maio de 2017, às 13:20 horas, no auditório do Câmpus Capivari, e será proferida pelos professores Tiago Berg, Daniel de Souza e Lorena F. de Souza.

A palestra objetiva auxiliar estudantes, comunidade acadêmica e demais interessados em compreender questões relativas a esta região brasileira para além dos estereótipos. Um olhar voltado para o descobrir o Nordeste e suas peculiaridades históricas, geográficas e culturais.

De acordo com a coordenadora do evento Festa Nordestina, Profa Irlla Karla dos Santos Diniz, “em 2017 a comissão decidiu trazer o Nordeste como tema principal da festa denominada O Nordeste vem a Capivari. A partir da temática, foram pensadas algumas atividades interdisciplinares que pudessem ser abordadas, junto aos alunos, considerando diferentes espectros. Neste sentido, a comissão realizará palestras, rodas de conversas e atividades que envolvem questões sociais, políticas, econômicas, geográficas, culturais, danças e folguetos populares, literatura e produções artísticas da região. A tentativa é superar uma visão reducionista e estereotipada que a comunidade escolar faz do Nordeste, que por vezes são adquiridos por experiências escolares anteriores, televisão, redes sociais dentre outros que colocam o nordeste como um lugar de cultura ‘menor’. A intenção é resignificar as compreensões e ilustrar a produção cultura, econômica, geográfica do Nordeste trazendo nomes como Maria Bonita, Alceu Valença, Ariano Suassuna, Gilvan Samico, Luís Gonzaga, Maria Firmina dos Reis e tantos outros que disseminam a cultura nordestina.  Até o dia da festa, estas ações serão realizadas para que sua culminância seja uma grande demonstração do valor da cultura nordestina no IFSP Câmpus Capivari.”

1 Comentário  »

  1. Luciana Lima says:

    Parabéns a todos que participam desta ação

RSS para os comentários desta matéria, TrackBack URI

Deixe um Comentário