IFSP possui políticas de inclusão e de permanência para estudantes em vulnerabilidade social


 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – está com inscrições abertas, até dia 10 de novembro, para 5.500 vagas para cursos técnicos em 35 cidades paulistas. A Instituição conta com núcleo de atendimento especializado para estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. Em 2016, o IFSP atendeu cerca de 10 mil discentes em situação de vulnerabilidade social por meio de auxílios alimentação, transporte, moradia e saúde, entre outros.

Garantir a permanência e o êxito dos estudantes é o grande desafio da educação nos dias de hoje. Essa situação é ainda mais difícil quando a necessidade de trabalhar é frequente entre os alunos. Para enfrentar essa realidade, o IFSP oferece diferentes tipos de apoio, como a Assistência Estudantil, criada para proporcionar condições para que os discentes continuem estudando e concluam seus cursos.

Dentro da Política de Assistência Estudantil, o IFSP oferece o Programa de Auxílio Permanência, no qual um recurso financeiro é repassado aos estudantes para custearem alimentação, transporte, moradia, creche dos filhos, saúde e material escolar. O Programa de Apoio ao Estudante do Proeja oferece auxílio financeiro mensal aos estudantes matriculados e com frequência superior a 75% em cursos voltados à educação de jovens e adultos. Em 2016, o orçamento para assistência estudantil foi de mais de R$ 17 milhões.

O IFSP oferece ainda oportunidade aos demais estudantes interessados em outras modalidades de bolsas, vinculadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por meio dessas bolsas, o estudante tem a oportunidade de desenvolver atividades compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem em troca de uma remuneração. Nessas atividades, há a interação com professores em ações pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos, além da possibilidade de participar de ações de extensão junto à comunidade interna e externa ao IFSP ou desenvolver pesquisas sob a orientação de um docente.

Políticas de Ações Inclusivas

Inclusão é a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um. A partir desse preceito, o IFSP promove a educação inclusiva em todos os seus câmpus.

Além da Política de Assistência Estudantil e dos Programas de Bolsa Ensino, Pesquisa e Extensão, o IFSP tem um programa especial de apoio a estudantes que precisam de atendimento especializado, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais Específicas, o Napne.

Os núcleos estão presentes em todos os câmpus do Instituto Federal, e dão suporte às ações inclusivas para atender estudantes com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), estudantes autistas e aqueles que apresentem altas habilidades/superdotação. A equipe do Napne é formada por pedagogo, assistente social, psicólogo, técnico em assuntos educacionais e tradutor-intérprete de Libras, além de outros profissionais.

Seja aluno IF

O IFSP oferece 5.500 vagas para cursos técnicos em diversas áreas em 35 cidades de São Paulo. As inscrições seguem até 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela Internet. A prova será realizada no dia 4 de dezembro.

Os cursos são ofertados nos seguintes câmpus: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). Os estudantes em situação de vulnerabilidade social podem solicitar a isenção do pagamento do valor da inscrição até o dia 8 de novembro. Para saber como, acesse www.cetroconcursos.org.br/ifsp.

São três as modalidades de cursos técnicos. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o aluno cursa o ensino médio e o ensino técnico no IFSP. Para essa opção, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino fundamental. Os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no Instituto Federal. Para cursar a modalidade concomitante, o aluno deve, obrigatoriamente, estar matriculado no ensino médio. Já na opção subsequente, o estudante deve ter concluído o ensino médio. Dessa forma, o IFSP atende os interessados em obter uma formação técnica em todas as idades.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis em www.cetroconcursos.org.br. As dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail sac@cetroconcursos.org.br ou pelo telefone (11) 3146-2777, de segunda a sexta-feira.

Deixe um Comentário