Visita Técnica ao Parque Tecnológico e à FIT em Sorocaba


Nesse último dia 29/9, quinta-feira, cerca de 30 pessoas entre discentes, docentes e servidores do IFSP Campus Capivari, a grande maioria ligada ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participaram de visita à cidade de Sorocaba, durante a qual extensa programação foi realizada.

No período da manhã foi feita vista ao Parque Tecnológico de Sorocaba, que se constitui de um amplo espaço destinado para empresas, universidades e institutos instalarem laboratórios de pesquisa e desenvolverem novos produtos ou serviços abrangendo uma grande diversidade de áreas, dentre elas a Tecnologia da Informação.

Inicialmente os visitantes assistiram a uma palestra sobre a missão e os serviços ofertados pelo Parque Tecnológico, durante a qual foram abordados temas variados como start-ups, incubadoras, empreendedorismo dentre outros, sempre com o objetivo de fomentar a visão inovadora e empreendedora como caminho para o desenvolvimento tecnológico. Depois foi realizado um passeio pelas dependências do parque, durante o qual foi possível conhecer e trocar experiências com diversas empresas que lá se instalaram.

 

Visita

Discentes, docentes e servidores no Parque Tecnológico de Sorocaba

 

Após uma pausa para almoço, no período da tarde foi realizada uma outra visita, dessa vez ao FIT – Instituto de Tecnologia, que é um instituto de pesquisas patrocinado pela multinacional Flex, onde se desenvolvem soluções tecnológicas nos mais diversos segmentos de negócios, com ênfase para hardware, software e identificação por radiofrequência (RFID).  Os visitantes puderam conhecer os vários setores do instituto e interagir com diversos profissionais que lá trabalhavam.

Todos reunidos no final da visita ao FIT – Instituto de Tecnologia

Todos reunidos no final da visita ao FIT – Instituto de Tecnologia

 

Para o discente Gabriel Borges, do 2º ADS, “a visita foi muito boa por vários motivos. Foi legal conhecer um local como o Parque Tecnológico que possibilita que empreendedores em TI que tenham tido uma boa ideia, possam realizar pesquisa tecnológica e efetivamente desenvolver e comercializar produtos a partir dessa ideia. Também a estrutura do FIT é absurdamente boa. Lá foi interessante testemunhar que o que aprendemos ao longo do curso de ADS é realmente aplicado no desenvolvimento de soluções tecnológicas”.

Para o professor Vitor Brandi Junior, coordenador do curso de Tecnologia em ADS, “visitas como essas são fundamentais pois aproximam os alunos da realidade do mundo do trabalho, gerando expectativas positivas e ampliando o horizonte profissional do futuro egresso do curso. Também são interessantes porque abrem oportunidades para o estabelecimento de colaborações e parcerias entre o IFSP e empresas de TI consolidadas no mercado”.

 

 

 

 

Deixe um Comentário