I Sarau Literário e Aula Pública movimentam a semana no Campus Capivari


Por Lorena Faria de Souza 

A última semana foi repleta de atividades no Campus Capivari. Na terça-feira, 14/06, os/as discentes dos 2os anos dos Técnicos Integrados em Química e Informática participaram do I Sarau Literário, organizado pelos/as docentes Érica Maio, Juscelino Souza e Lorena Faria.


O sarau contou com declamações de poemas, encenações teatrais e, ainda, com a “mesa dos autores”. As mais de vinte apresentações culturais foram relacionadas ao estudo realizado em sala sobre o período literário do Romantismo, vigente durante o século XIX. Além disso, o auditório do campus foi decorado com motivos góticos, em homenagem aos autores do período conhecido como Segunda Geração Romântica.
Já na quinta-feira, 16/06, foi a vez de os/as estudantes participarem de uma Aula Pública na Praça Central de Capivari, com o tema “Educação e Democracia”. Durante a manhã, ainda no campus, os/as discentes assistiram a vídeos sobre o movimento estudantil, participaram de uma roda de conversa e sugeriram assuntos ligados à educação para serem debatidos. Após esse momento inicial, foram produzidos cartazes de mobilização por um grupo de estudantes.
À tarde, na praça, discutiram-se temas atuais como o corte de verbas para a educação e a saúde, a escolha do novo ministro da educação e, ainda, o projeto “Escola sem Partido”, tentando demonstrar como tais fatos podem influenciar no funcionamento das instituições de ensino.
Ao final da aula, houve declamação de poesias sociais (apresentadas no sarau) e dança de maculelê, orientada pela professora Irlla Diniz. A aula foi acompanhada por diversos/as docentes, servidores/as técnico-administrativos, mães de alunos/as e membros da sociedade civil de Capivari e região.
De acordo com o relato dos/as estudantes no campus e nas redes sociais, tanto o sarau quanto a aula pública foram momentos privilegiados de aprender a teoria na prática, que proporcionaram vivências diferentes de aprendizagem, em que os/as estudantes foram verdadeiros protagonistas do conhecimento.⁠⁠⁠⁠

Deixe um Comentário