Institutos federais trocarão experiências em grande evento


Pela primeira vez, as instituições que integram a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país vão se reunir em um único evento para promover troca de conhecimentos e divulgar experiências entre as instituições e para a comunidade e o mundo do trabalho. Essa é a proposta do Conecta IF, lançado nesta quarta-feira, 25, em Brasília, no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O Conecta IF é uma parceria do Ministério da Educação com os institutos federais e acontece de 3 a 7 de outubro. Com o lançamento do evento, ficam abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos, protótipos e experiências desenvolvidos nos institutos. O grande encontro reuniu 18 eventos interconectados na área de pesquisa, ensino e extensão e cultura. Cada um com edital e regulamento específicos.

O objetivo do Conecta IF é apresentar o que os institutos federais têm de melhor por meio de exposições, ideias inovadoras, feiras, competições olímpicas e rodas de conversa. O MEC vai montar um estande no local para a divulgação da educação profissional e tecnológica do ministério, bem como os programas e ações da pasta na área de inovação.

A parte acadêmica do encontro prevê divulgação de artigos, aprendizados e produções científicas. O momento é também uma oportunidade para microempresas interagirem com o mundo do saber. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, entre visitantes, pesquisadores, servidores e comunidade.

As rodas de conversas devem trazer temas atuais e que fazem parte do cotidiano dos estudantes como mercado de trabalho, estudos no exterior e combate à corrupção. O bate-papo inclui especialistas nos assuntos, convidados e mediadores. A área de produção científica permitirá a estudantes, servidores e especialistas apresentarem pesquisa de iniciação científica.

Dentre os encontros está programado o 6º Napne. Realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), o evento promove, desde 2011, discussões sobre garantia da acessibilidade para as pessoas com necessidades específicas ao contexto educacional. Neste ano contará com palestras sobre educação inclusiva.

A origem do Conecta IF foi a promoção das Semanas de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília, que há 5 anos organiza a semana, cujo foco principal era a apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição.

Confira mais detalhes na página do Conecta IF

Deixe um Comentário