Muitas atividades realizadas durante a Jornada de Estudos em Computação


i-jec-palestra-renato-soffner

Professor Dr. Renato Soffner ministrou a palestra: “Hacking, Tooling e Nerds: A Cultura Acadêmica do MIT”

Nos dias 2, 3 e 4 de maio a área de Informática promoveu a realização de diversas atividades extraclasse como parte da Jornada de Estudos de Computação, evento aberto à todos, mas com ênfase para a participação dos alunos e docentes dos Cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertados pelo IFSP Campus Capivari.

Na segunda-feira, dia 2 de maio, no período da tarde foram ministrados dois minicursos nos laboratórios de Informática do Campus, com a efetiva participação de mais de 40 alunos. O primeiro minicurso intitulado “Introdução ao Unity 3D” foi ministrado pelo professor colaborador Kleber de Oliveira Andrade, mestre e doutorando na área de Jogos Digitais, além de professor do curso de Jogos Digitais da FATEC Americana. Os participantes tiveram oportunidade de contato com o Unity, que é um dos frameworks mais utilizados no desenvolvimento de Jogos Digitais.  O outro minicurso, ministrado pelo professor colaborador Fernando Bryan Frizzarin, docente do COTIL/UNICAMP, foi o “Introdução ao Arduíno”, durante o qual foi realizada uma oficina prática que culminou com o desenvolvimento de um pequeno protótipo de automação controlado pelo Arduíno.

Ainda na segunda-feira, só que no período noturno, os alunos participaram de uma divertida caça ao tesouro organizada pelos professores Alexandre, Carlinhos e Rafael, com auxílio dos bolsistas Gabriel e Gabrielle, ambos do 1º ADS, cujas pistas tinham que ser desvendadas utilizando-se conhecimentos de Computação e Informática.

Preparação para a atividade “Caça ao Tesouro Nerd”

Na terça-feira, dia 3 de maio, no período da tarde, ocorreu a palestra “Hacking, Tooling e Nerds: A Cultura Acadêmica do MIT”, ministrada pelo professor colaborador Renato Kraide Soffner, que veio dividir com os presentes as experiências de ter realizado o estágio de pós-doutorado no MIT, universidade americana mundialmente conhecida pela formação de excelência, em especial na área de TI. No período noturno houve a realização da primeira etapa da Maratona de Programação, com a participação de 6 equipes de alunos, que passaram boa parte da noite quebrando a cabeça para resolver desafios de lógica e de programação de computadores. A equipe vencedora dessa primeira etapa foi composta pelos alunos Antônio, Carolina e Murilo, todos do 1º ADS.

Os alunos Carolina, Murilo e Antônio, da equipe “Overflow Redux” foram os campeões da Maratona de Programação

Na quarta-feira, no período noturno, o campus recebeu a visita do professor Eduardo Chaves, que veio ministrar a palestra intitulada “Educação, Mudança e Inovação: O Papel do Professor e da Tecnologia”. Durante mais de duas horas e com intensa participação da plateia, o palestrante expos seu ponto de vista, baseado em décadas de pesquisa dedicadas ao assunto, sobre o futuro na educação e, em especial, como a tecnologia pode fomentar uma verdadeira revolução na educação e no papel desempenhado pelos professores.

Professor PhD Eduardo Chaves ministrou a palestra “Educação, Mudança e Inovação: O Papel do Professor e da Tecnologia”

Para o professor Vitor Brandi Junior, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Jornada de Estudos em Computação serviu como “momento de integração entre os alunos de Informática dos diversos cursos ofertados pelo campus, assim como uma oportunidade para quebrar um pouco a monotonia do dia a dia de sala de aula e laboratórios”.

As muitas fotos que registraram a participação de alunos e professores nas atividades da Jornada podem ser acessadas através do link https://goo.gl/photos/WqBdjDU1Ki19xBHf6.

Deixe um Comentário