Ora-pro-nobis: múltiplos usos


O IFSP Câmpus Capivari realizará entre os dias 17 e 22 de outubro a IV Semana de Ciência e Tecnologia que este ano terá como tema “Ciência alimentando o Brasil”.  Para participar das atividades da semana, os alunos do Técnicos em Química vão desenvolver pesquisas comparativas dos principais componentes das variedades Pereskia aculeata que tem flores brancas amareladas, mais comum no estado de Minas Gerais e da Pereskia grandfolia, com flores rosas, mais comum no estado de São Paulo.

Já os alunos do curso superior de Tecnologia de Processos Químicos tem desenvolvido trabalho com a espécie Pereskia grandfolia na disciplina de Tecnologia de Alimentos. Após pesquisa bibliográfica sobre a planta os alunos desenvolverão formulações de alimentos com o uso das folhas, tais como: macarrão, coxinha, pão e sorvete das folhas de ora-pro-nobis. A primeira experiência foi a elaboração de uma torta de frango com folhas de ora-pro-nobis, que foi totalmente aprovada pelos alunos.

IMG-20160416-WA0009

A planta, conhecida como ora-pro-nobis, labrobó e orabrobó, é usada como ornamento e alimento, se apresenta como uma trepadeira que se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Pertence à família das cactáceas e possui vários gêneros. Nativa do Brasil é chamada popularmente de carne dos pobres devido ao seu significativo teor de proteínas 25% de alta digestibilidade. Apresenta teores importantes de cálcio, fósforo e magnésio e é rica em vitaminas A, B e C. Popularmente, é usada na medicina tradicional no tratamento de dores de cabeça, estômago, úlceras gástricas, dermatites, diabetes, reumatismo, inflamação, hemorroidas, hipertensão e como tônico para revitalizar o corpo.

Este fato despertou o interesse de indústrias farmacêuticas e de alimentos nutracêuticos, pois pesquisas apontam atividades anticâncer, antioxidante, antimicrobiana e antissifilítica além de efeito diurético, hipotensivo e expectorante. Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Rosa             Branca

Pereskia grandfolia                                  Pereskia aculeata

 

 

 

Deixe um Comentário