Oficina de Scratch: uma nova ferramenta para o trabalho pedagógico


No dia 03 de maio,  os professores do Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo participaram da Oficina de Scratch, ministrada pelo prof.  Matheus Meira.

Scratch é uma linguagem de programação criada em 2003 pelo Media Lab do MIT. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos. O Scratch é usado em mais de 150 países e está disponível em mais de 40 línguas. Sua distribuição é gratuita.

20160503_185722

Oficina de Scratch: uma nova ferramenta para o trabalho pedagógico

A Oficina foi organizada pela Comissão de Formação Continuada do Câmpus Capivari, e teve como propósito apresentar aos educadores uma nova ferramenta para o trabalho pedagógico.

4 Comentários  »

  1. Sou professora em uma escola de Ensino Fundamental I em Belo Horizonte.
    Estamos começando a trabalhar o scratch com as crianças.
    Soube do projeto de vocês em minhas pesquisas por material e ideias para desenvolver com as minhas professoras e as crianças. Muito legal as oficinas que vocês promevem! Parabéns!
    Vocês têm algum curso ou oficina, ou, até mesmo, poderiam me indicar algum, do scratch e scratch para arduíno? Preciso aprender e trabalhar bastante e não encontro nenhum curso no Brasil. Assim como, a maior parte do material que utilizo com as minhas professoras, está em inglês ou espanhol, os cursos, treinamento ou oficinas, também não são no Brasil. Quero fazer presencial ou a distância.

    Se souberem de algum, podem, por favor, me indicar?!

    Muito obrigada!

    Vanessa.

    • Gustavo Leite says:

      Olá, Vanessa!

      Obrigado pelas palavras de elogio.
      Encaminhamos seu comentário para o professor responsável pela oficina e ele entrará em contato.

      Obrigado!

  2. Dulce says:

    Olá!
    Sou professora, estou em busca de materiais, cursos e afins para implementar o scratch em minha pratica.Se possivel, me indiquem algo.

    Obrigada

    • Gustavo Leite says:

      Olá, Dulce!

      Encaminhamos seu comentário para o professor responsável pela oficina e ele entrará em contato.

      Obrigado!

RSS para os comentários desta matéria, TrackBack URI

Deixe um Comentário