O lucro acima da vida


foto2_filme

Em 14 de abril de 2016, o IFSP – Câmpus Capivari, teve a honra de receber o jornalista, diretor, ator e cineasta Nic Nilson e o ator Richards Paradizzi para apresentarem o filme O lucro acima da vida. Após a apresentação do filme, que foi visto pelos alunos dos cursos técnicos em química e também do curso superior em Tecnologia em Processos Químicos, o diretor e o ator conversaram sobre o filme com a comunidade do IFSP. Relataram as dificuldades da confecção do filme, a falta de verba, a ajuda dos atores e da comunidade com um todo.

O filme relata a contaminação do lençol freático e do solo da cidade de Paulínia e adjacências, por compostos organoclorados (pesticidas agrícolas) produzidos pela empresa Shell. Esses compostos, além de serem carcinogênicos (causam câncer) são muito resistentes à degradação e, portanto, persistentes ambientalmente. A luta dos funcionários da empresa e de moradores do bairro (hoje fantasma) Recanto dos Pássaros, pela saúde perdida, devido a exposição aos compostos produzidos resultou na maior indenização trabalhista da história do nosso país: uma vitória dos trabalhadores junto ao sindicato para a obtenção de planos de saúde vitalícios para os trabalhadores e reparação dos erros ambientais cometidos por essas grandes empresas

Interessados (escolas/universidades/cinemas) na exibição do filme “O lucro acima da vida” poderão entrar em contato com: Richards Paradizzi pelo telefone(19) 3879 – 4121 ou pelo email richardsparadizzi@gmail.com.

Deixe um Comentário