Alunos IFSP Câmpus Capivari participam da Liga Interinstitucional LIAG Robocode 2015 da FT-UNICAMP com mais de 100 alunos e 30 equipes


robocode-2015-ifsp-capivari

No período de 11 de agosto a 12 de novembro foi realizada a 1ª Liga LIAG Robocode 2015 com a participação de 30 equipes totalizando mais de 100 alunos de diversas instituições. Com a participação de alunos de UNICAMP-COTIL (Colégio Técnico de Limeira) UNICAMP-FT (Faculdade de Tecnologia) IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e IF Farroupilha (Instituto Federal Farroupilha campus de São Borja-RS), a liga teve um caráter interinstitucional. As equipes vencedoras de cada torneio local tiveram a oportunidade de disputar a final da liga das instituições campeãs. Em uma iniciativa do LIAG (Laboratório de Informática Aprendizado e Gestão), o torneio Robocode ocorre desde ano de 2010 e a liga de 2015 foi a maior já registrada em eventos oficiais no Brasil em número de inscrições, equipes e instituições.

Os torneios locais e a liga dos campeões puderam contar com o apoio da empresa incentivadora e patrocinadora Movile do projeto, que ofereceu um curso de Android ou iOS para equipe campeã, troféus para 1º, 2º, 3º colocados e melhor código, além de brindes especiais para os campeões dos torneios locais. A empresa TI Desenvolve (Soluções Digitais) ofereceu o desenvolvimento da plataforma web e criação do domínio para organização e realização do torneio. O LIAG teve a responsabilidade na divulgação e atualização das informações pertinentes do evento nas multimídias bem como o contato com participantes na validação dos códigos e elaboração das regras. As instituições UNICAMP-FT e IFSP disponibilizaram a infraestrutura necessária para realização das disputas.

A equipe de nome “Farrapos”, do Instituto Federal de Farroupilha, campus São Borja-RS, sagrou-se campeã da liga na final interinstitucional realizada na data de 12 de novembro de 2015 na UNICAMP-FT. A equipe é formada pelos integrantes: Fernando Luis Oliveira; Israel Vargas Merljak; Rafael Paim Leal e Vagner Roballo Garci. O nome é originário da Revolução Farroupilha, pois o termo “Farrapos” era utilizado para definir quem lutou nessa guerra. Um nome forte que representa a tradição gaúcha. A equipe levou também o troféu de melhor código, avaliado pelos desenvolvedores da Movile Felipe Gasparini e Lucas Cleto, que contribuíram na avaliação dos códigos, na apresentação da empresa e em uma palestra com as características esperadas aos novos profissionais de TI.

A final foi uma grande festa, marcada pelo encontro de instituições estaduais e federais de ensino técnico, técnico integrado e superior de variados cursos: Técnico Integrado em Informática; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Bacharelado em Sistemas de Informação. Participaram da final além da equipe Farrapos, as equipes que lideraram os torneios do: COTIL com o 2º colocado e campeão local representados pelos alunos Guilherme, Pedro, Mateus e William; da FT, com 3º colocado e campeão local representados por Lucas, André, Lucas e Rafael; do IFSP, campus Hortolândia, como campeão do torneio IFSP (maior em número de inscrições dentro os participantes) representados por Davi, João, Thiago, Rodolfo e a professora orientadora Daniela. Prestigiaram a final, os organizadores do torneio IFSP representados pelos alunos Carolina, Eduarda, Gabrielle e Gabriel, a equipe LIAG e diversos interessados no evento. Além dos torneios e da liga, os eventos interinstitucionais puderam aproximar instituições com a proposta de oferecer a troca de experiências entre os alunos na diversificação dos métodos de informática no aprendizado de linguagem de programação de maneira divertida.

Fonte: http://www.ft.unicamp.br/liag/wp/

Deixe um Comentário