Grupo de Teatro apresenta a Leitura Dramatizada de “Luiz Gama ou o Diabo Coxo”, de Gabriela Rabelo


Durante a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP – Câmpus Capivari, a Comapanhia “Um Brasil de Teatro”, apresentou na quarta-feira, dia 28 de outubro, a leitura dramatizada do texto teatral “ Luiz Gama ou o Diabo Coxo”, de autoria da escritora Gabriela Rabelo.

Com um elenco de catorze artistas, a apresentação emocionou o público com a história desse grande abolicionista, tendo como pano de fundo, os conflitos do Brasil pré-abolicionista do séc. XIX.

grupo-teatro-luis-gama-1

Após a apresentação, ocorreu um debate que trouxe para reflexão e discussão temas como preconceito racial, história da abolição, a luta abolicionista, a cultura escravagista do Brasil do séc. XIX, as injustiças sociais do Brasil atual, as políticas sociais compensatórias como as cotas para estudos em universidades e o dia da Consciência Negra.

grupo-teatro-luis-gama-2

… Não tolero o magistrado,
Que do brio descuidado,
Vende a lei, trai a justiça,
– Faz a todos injustiça –
Com rigor deprime o pobre
Presta abrigo ao rico, ao nobre,
E só acha horrendo crime
No mendigo, que deprime. (…) 

Luiz Gama, poema: Quem sou eu?

Ao final, a Cia de teatro presenteou a comunidade do IFSP – Capivari com a doação de dois exemplares do livro Memorial Luiz Gama, de Max Mu, patrocinado pelo Programa Caixa Cultural São Paulo. Esses exemplares ficarão em nossa biblioteca: uma leitura que vale a pena.

1 Comentário  »

  1. Luís Eduardo says:

    Não tenho como narrar a minha surpresa ao ver este grupo teatral ecoar esse texto, surpreendente, maravilhoso, incrível, belo, etc etc etc. Um trecho da vida de Luiz Gama, corajoso homem ao defender aqueles que não tem defesa, que só fazem sofrer as injustiças do mundo branco. Parabéns ao grupo, emocionante, revoltante ver como o Brasil pouco mudou desde o fim da escravatura até os dias de hoje, saber que os movimentos elitistas assanham-se novamente para nos trazer mais e mais atraso. Recomendo a todos os campus do IFSP e IF Brasil, imperdível, uma leitura obrigatória para quem quer conhecer o Brasil. Peço a todos os professores de história do Brasil, comentem todo o trabalho desta gente abolicionista, nosso alunos e professores precisam conhecer esse outro Brasil maravilhoso dessa gente sofrida. Obrigado aos autores, atores, diretores e espero de coração que vocês consigam ajuda monetária para implementar este projeto, é lindo o trabalho de vocês, parabéns mais uma vez.

RSS para os comentários desta matéria, TrackBack URI

Deixe um Comentário