Professor de Geografia do IFSP de Capivari tem artigo publicado em revista dos EUA


professor-tiago-berg-geografia

O professor de geografia Tiago José Berg, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Capivari –, teve seu artigo publicado na edição 225 da NAVA News, que é o Boletim trimestral da Associação Norte-Americana de Vexilologia, com sede em Boston (EUA).

Berg é especialista em vexilologia, que é o estudo das bandeiras, sua origem, história e significados. Os especialistas nesta área participam de associações vexilológicas presentes em várias regiões do globo que são afiliadas à FIAV – sigla para Federação Internacional das Associações Vexilológicas. Como o Brasil ainda não possui uma associação própria, o geógrafo acabou se filiando à associação nos Estados Unidos, que também responde pelo Canadá.

Em seu artigo, o professor relata uma de suas experiências com alunos do ensino médio enfatizando o ensino através das bandeiras, mostrando como o uso das cores pan-africanas se encontra presente nos símbolos nacionais de muitos países. Como parte dos eventos da Semana e Dia da Consciência Negra promovido pelo campus do IFSP Capivari em novembro de 2014, Berg relatou como foi o processo de construção das bandeiras com cores pan-africanas pelos alunos sob sua orientação, usando conceitos de matemática, recursos artísticos, o uso de normas industriais na construção dos símbolos, além de pesquisas históricas e geográficas dos países estudados.

Tiago José Berg é graduado, mestre e doutor pela UNESP de Rio Claro, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Possui dois livros publicados pela editora Panda Books: Hinos de todos os países do mundo (2008) e Bandeiras de todos os países do mundo (2013). Também atuou como consultor e participou de várias entrevistas com destaque para a Rádio Bandeirantes, Programa do Jô, Jornal da Globonews, Metrópolis e Revista Veja, além de ter representado do Brasil no 25º Congresso Internacional de Vexilologia em Rotterdam (Holanda) em 2013.

Clique aqui para ver a publicação

Deixe um Comentário