Diretora pedagógica da escola Lumiar visita campus Capivari


Na próxima quinta-feira, dia 8/10/2015, o campus Capivari receberá a Dra. Célia Maria Piva Cabral Senna, diretora pedagógica do Instituto Lumiar de São Paulo. Ela é convidada do Grupo de Estudos sobre Educação do campus e virá relatar a experiência pedagógica da escola Lumiar, eleita como uma das 12 mais inovadoras do mundo, de acordo com uma pesquisa conjunta entre a UNESCO, Stanford University e Microsoft. A escola utiliza uma metodologia de ensino em que o aprendizado acontece por meio da reprodução de situações e aplicação de ideias que estimulam inquietude, curiosidade e criatividade no estudante.

Organizado de forma a não impor um currículo fixo, a proposta contempla as áreas do conhecimento por meio de Módulos de Aprendizagem, Oficinas e Projetos, colocando o aluno como agente ativo do seu processo de aprendizagem. O conteúdo é desenvolvido por meio de desafios e enfoques personalizados, com referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Na Lumiar, os educadores estão organizados em dois grupos que trabalham em equipe para enriquecer a aprendizagem, os tutores e os mestres, e as atividades são desenvolvidas em torno de projetos interdisciplinares por meio dos quais os alunos aprendem explorando assuntos escolhidos por eles. Além disso, as decisões relativas à escola são tomadas sempre em assembleias que contam com a participação de tutores, estudantes e funcionários, fazendo da experiência escolar um exercício democrático de cidadania. Toda essa gama de experiências, os acertos e as dificuldades, serão relatados pela professora Célia nesse encontro.

A ideia de trazer participantes de experiências inovadoras é estimular a reflexão da prática docente do campus, consequentemente, sua renovação. Quem quiser conhecer um pouco mais o Instituto Lumiar pode acessa o link: lumiar.org.br.

Deixe um Comentário