Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP Capivari é reconhecido pelo MEC


Após um processo bastante rigoroso de avaliação, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP, Campus Capivari, foi reconhecido com nota 4 (em uma faixa que vai de 1 a 5), o que equivale ao conceito “Muito Bom”, conforme determinado pelo o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), mantido pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal.

O Curso de ADS iniciou em 2013 e oferta anualmente 40 vagas para o período noturno, disputadas por candidatos que fizeram o ENEM. Contando com aproximadamente 90 alunos cursando regularmente suas três turmas, assim como cerca de 20 professores especialistas, mestres e doutores, todos com dedicação exclusiva à docência, formará a primeira turma no final de 2015.

A avaliação para o reconhecimento começou ainda em 2014, a partir do pedido de abertura do processo protocolado pelo campus, tendo continuidade com a visita in loco de uma comissão de avaliação composta por dois professores avaliadores indicados pelo MEC, a qual durou dois dias e foi realizada no início de junho. A avaliação foi finalizada com a publicação do relatório da comissão de avaliação, apontando o conceito final do curso como “Muito Bom” (nota 4).

O processo avaliativo aferiu três dimensões do curso. Primeiramente a organização Didático-Pedagógica, que inclui itens como Objetivos do Curso, Perfil do Profissional, Estrutura Curricular, Estágios e Trabalho de Conclusão de Curso. Em segundo lugar foi avaliado o Corpo Docente, considerando a titulação, experiência e produção técnico-acadêmica dos docentes e da coordenação do curso. Por último a Infraestrutura também foi avaliada, com destaque para os Laboratórios, Biblioteca e espaços de vivência do curso.

Para o Diretor Geral do Campus Capivari, professor Waldo Luis de Lucca, o resultado da avaliação “foi um marco histórico para o nosso Campus, primeiramente por confirmar a qualidade que sempre foi o objetivo de todos os envolvidos com o curso e, em segundo lugar, porque passa para a história como o primeiro curso superior ofertado por uma instituição pública em nossa cidade de Capivari”.

O Coordenador da Área de Informática, professor Carlos Roberto Paviotti, afirmou que “o conceito ‘Muito Bom’ atribuído ao curso demonstra a seriedade dos professores e demais servidores envolvidos, já que todos contribuíram para este resultado bastante positivo. Também deixa a certeza que daqui a alguns anos, na renovação do reconhecimento, teremos todas as condições para a obtenção da nota máxima”.

O Coordenador do Curso de ADS, professor Vitor Brandi Junior, destacou o trabalho em equipe como grande trunfo para o sucesso do curso. Segundo ele, “cada servidor contribuiu com o seu melhor durante a avaliação, o que permitiu coroar com sucesso o longo processo de implantação do nosso curso de ADS”. Também destacou as excelentes perspectivas para o futuro: “a tendência é obtermos, no futuro, um conceito melhor ainda, já que as várias dificuldades relacionadas a infraestrutura, apontadas como problemas pela comissão de avaliação, estão sendo tratadas com prioridade”.

O professor Vitor também mencionou a seriedade do trabalho da comissão de avaliação. Segundo ele, “a comissão foi bastante rigorosa durante a visita in loco. Na hora dá um frio na barriga, mas, depois, quando vemos o resultado, é gratificante ver o reconhecimento de um árduo trabalho levado muito a sério por todos nós”.

Finalmente, o professor Vitor lembrou da importância de cursos bem avaliados para a Capivari e região: “para mim está claro que o campus Capivari do IFSP já é referência regional no ensino técnico e tecnológico de qualidade. A avaliação positiva do curso de ADS confirma o fato. Tenho certeza que isso vai se repetir para os demais cursos que já ofertamos, assim como para os novos cursos que planejamos ofertar em breve”.

Deixe um Comentário