IFSP Capivari promove representação de peça teatral


No ultimo dia 11 de junho, em uma ação conjunta do Serviço Sociopedagógico, da Coordenadoria de Extensão e da professora Maria Amélia Ferracciú Pagotto, o IFSP – Campus Capivari recebeu a visita da Companhia Ui de Teatro, que representou, em duas sessões lotadas, a peça “A Cidade”, inspirada na icônica (e irônica) música de Chico Buarque “Geni e o Zepelim”.

Companhia Ui de Teatro apresentou a peça "A Cidade".

Companhia Ui de Teatro apresentou a peça “A Cidade”.

“A Cidade” traduz de forma perspicaz e afiada toda a crítica social à hipocrisia a aos falsos moralismos contidos no texto original e, com isso, introduz o debate necessário acerca da sociedade em que vivemos.  A canção original fez parte do musical “Ópera do Malandro”, do mesmo autor, lançado em 1978, mas até hoje, faz-se atual. Trata-se das vozes sociais representadas, tanto na canção quanto na peça, pelas figuras do comandante, do prefeito, do bispo, do banqueiro e da cidade em geral e da coerção descriminatória que exercem sobre Geni (interpretada, na peça, por Vivian Ui). Sobre tudo, trata-se do comportamento hipócrita da sociedade, que clama e aclama Geni ao precisar de seus serviços ou, sem estar em suas mãos, a apedreja.

“Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir”

Expondo os fatos de forma tão aguda, a peça certamente agregou aos alunos e demais espectadores fatores como repertório cultural, senso crítico, consciência social, entre outros asopectos que auxiliam na formação de cidadãos e de uma sociedade mais consciente.

O IFSP – Campus Capivari agradece a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, da Casa da Cultura de Capivari e da Companhia Ui de Teatro pela oportunidade de prestigiar esta representação.

Deixe um Comentário