Professor do IFSP Capivari relata experiência em Fórum Mundial


prof-andre-forum-mundial

O IFSP marcou sua presença no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu na última semana (de 26 a 29 de maio) em Recife, enviando uma comitiva com cerca de 300 pessoas, incluindo alunos e servidores. Entre os projetos do instituto que se destacaram no evento, está o trabalho “Quando a química e a arte de mãos dadas”, do professor André Luis Della Volpe, do Câmpus Capivari.

Professor do curso técnico em Química, Volpe teve a ideia de motivar seus alunos nos estudos de reações químicas, mostrando que técnicas de laboratório fazem surgir pigmentos de cor intensa, tradicionalmente usados nas artes plásticas. Misturando esses produtos com óleo de linhaça, os alunos conseguiram tinta adequada para a confecção de quadros, e produziram suas próprias telas, baseando-se na obra de Tarsila do Amaral, artista natural de Capivari.

prof-andre-forum-mundial-2

A proposta interdisciplinar ainda foi ancorada por palestras de professores de Arte e História, que explicaram o contexto do movimento modernista no Brasil, que despontou a partir da década de 1920. “O retorno dos alunos foi maravilhoso. Muitos me disseram que nunca imaginaram essa relação entre arte e química, e nunca imaginaram que pudessem pintar”, diz Volpe.

Além da popularidade entre os alunos, o projeto, por sua proposta original, também chama a atenção academicamente. Além da presença no Fórum em Recife, o trabalho já foi aceito em outros dois congressos de abrangência nacional.

Deixe um Comentário