IFSP – Campus Capivari premia participantes da II Semana de Ciência e Tecnologia 2014: “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”


Realizou-se, de 20 a 24 de Outubro, no IFSP – Campus Capivari, a II Semana de Ciência e Tecnologia, evento vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004.

O objetivo da SNCT foi democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o País.

O tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social da SNCT de 2014 constituiu uma grande oportunidade para se discutir o próprio conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorizou de um lado, os avanços da ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados a gerações.

Na mostra cultural, o destaque, foi a presença do grupo Batuque de Umbigada que realizou uma contagiante apresentação de dança, música e coreografia típicas do batuque conduzidas ao ritmo da percussão e, à voz virtuosa, de Anicide Toledo.

Na mostra científica da semana, os alunos do Instituto Federal apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo e, tanto eles, como os alunos de escolas convidadas para participar do evento, puderam conferir interessantes palestras sobre Programação em Informática, Química Florence, Industria Farmacêutica, Mercado de Trabalho, entre outros temas de importância para o desenvolvimento de suas vidas acadêmica, profissional e pessoal.

Os trabalhos premiados foram:

Química

1º lugar: “Construção de Dispositivo Portátil Baseado em LED para determinação de Cloreto no Solo”. De Débora Cristina Penão, sob orientação da Profa. Ana Paula Santos da Conceição.

2º lugar: “Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos do IFSP – Campus Capivari”. De Hellen Cristine Florentino Cruz, sob orientação da servidora Letícia Pedroso Ramos.

3º lugar: “Tinta Invisível”. De Michele Ribeiro Ferreira, Ketlin Angeli de Sá, Nádia Maria Souza, Lucas Henrique Fritsche e Venâncio Antonelli Dias, sob orientação dos Profs. Aderbal Almeida Rocha e Luis Eduardo Paes dos Santos.

Informática

1º lugar: “Óculos Magico com película polarizada”. De Bruna da Silva Santos, Felipe Pelegrini da Silva, Juliana Pagotto, Kelly Pelegrini da Silva e Michele Cravo de Lima, sob orientação do Prof. Karlan Ricomini Alves.

2º lugar: “Fábrica de Software (PTE 3).” De Antonio, Hugo, Giovani e Vinicius, sob orientação do Prof. Rafael Wendel Pinheiro.

3º lugar: “Stick Ninja”. De Gabriel da Ruiz e Felipe Peixoto, sob orientação de Prof. Carlos Roberto Paviotti.

Todos os presentes na segunda-feira 20/10/14, dia da Abertura Solene

Todos os presentes na segunda-feira 20/10/14, dia da Abertura Solene

Deixe um Comentário