Alunos do Curso de ADS realizam visita à IOB Folhamatic SAGE.


No dia 26 de outubro, alunos e professores do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizaram uma visita técnica monitorada à empresa IOB Folhamatic Sage, em Americana. Foram recebidos pelo sr. Marcelo Dias, membro da equipe de treinamento da empresa que, antes de iniciar as atividades, ofereceu um farto café da manhã aos presentes.
A Folhamatic é uma das maiores do Brasil no ramo de desenvolvimento de softwares de gestão contábil e empresarial de sistemas administrativos. Na palestra de abertura a plateia atenta conheceu a história da empresa, assim como as oportunidades de parcerias que ela oferece com instituições de ensino, com a possibilidade da realização de treinamentos on-line para a linha de produtos que ela desenvolve. Também, foi informado a respeito dos planos de expansão e das novas oportunidades de estágio e emprego que serão ofertados.

Visita técnica monitorada à empresa IOB Folhamatic Sage

Visita técnica monitorada à empresa IOB Folhamatic Sage

Marcelo Furlan, analista de negócios e desenvolvedor de sistemas, proferiu palestra intitulada “Metodologias Ágeis e Processos de Desenvolvimento de Software”, a qual foi dividida em duas partes. A primeira parte abordou assuntos básicos como Gestão de Projetos, Metodologias Clássicas e Metodologias Ágeis, em particular, Scrum. Na segunda parte foi apresentado o Redmine, uma ferramenta open source, especializada no gerenciamento do processo de desenvolvimento de sistemas através de Scrum. De acordo com o professor Vítor Brandi, que acompanhou a visita técnica “a atividade foi muito oportuna e interessante na demonstração do uso prático da ferramenta, que incluiu casos reais de sistemas de grande porte que são desenvolvidos atualmente. A grande experiência profissional do palestrante facilitou a comunicação dos conceitos, assim como a demonstração das potencialidades dessa ferramenta. ”
Após a palestra foi feita uma visita às instalações, o que marcou o encerramento das atividades. Para o aluno Moisés Olímpio, do 4º semestre do curso, “o IFSP está de parabéns pela iniciativa da visita, pois a experiência foi ótima e agradou bastante”. O testemunho da aluna Tainá Ramos também foi positivo. Segundo ela, “este tipo de atividade agrega muito conhecimento aos participantes”.

Deixe um Comentário