Campus Capivari participa do 5º CINTEC


Nos dias 24 e 25 de setembro de 2014 foi realizado no Campus São João da Boa Vista do IFSP o 5º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP – CINTEC. O Campus Capivari participou do evento tendo 4 trabalhos aprovados pela Comissão Julgadora para apresentações orais e sob a forma de pôster.

O aluno Matheus Catelani apresentou o trabalho “Avaliação do uso de embalagens cartonadas longa vida e bagaço de cana-de-açúcar como isolantes térmicos” de autoria dos alunos: Adriano P. de Moura, Bruna S. Moura e Emerson R. da Silva e orientados pelo Profº. João Batista de Medeiros. Esse projeto teve como objetivo o desenvolvimento de placas térmicas isolantes de baixo custo.

IMG_1427 (1)

O trabalho “Construção de um espectrofotômetro de Light-Emitting Diodes (LED) para estudo das reações químicas e obtenção de parâmetros cinéticos” foi apresentado pela aluna-autora Débora Dias da Silva que juntamente com o pesquisador da Universidade de São Paulo, do Departamento de Engenharia Química, Paulo Firmino Moreira Junior e com a orientação do Prof. André Luis de Castro Peixoto desenvolveu a pesquisa. O principal objetivo foi o de viabilizar o uso de espectrofotômetro em escolas públicas, para isso o projeto buscou a utilização de eletrônica simples e barata.

   IMG_1426

O terceiro trabalho apresentado pelos discentes do IFSP Capivari foi “Dispositivo portátil para determinação de cloreto em solo”, apresentado pela discente Débora Cristina Penão com a orientação da Profª Ana Paula Santos. Nesse projeto também buscou a construção de um espectrofotômetro de baixo custo, baseado em LED (Light-Emitting Diodes), porém a principal aplicação do produto foi a determinação de cloreto de sódio (sal) nas amostras de solo.

IMG_1425

Para finalizar a participação do campus no evento, os alunos do curso de Processos Químicos Industriais, Giovanni Moreira Donda e Amanda Miwa Ogasawara Hamada, orientados pelo Profº. Carlos Fernando Barboza da Silva, apresentaram o projeto “Gerenciamento de resíduos do laboratório de química” que realizou o levantamento dos tipos de resíduos presentes do Laboratório de Química do IFSP Campus Capivari e testou novas metodologias para o tratamento mais adequado.

IMG_1428

Deixe um Comentário