Semana da árvore no Campus Capivari


Em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Capivari/SP, no dia 18 de setembro de 2014, foi realizada nas dependências do IFSP Campus Capivari uma vivência em Educação Ambiental. Essa atividade contou com a presença da Diretora de Meio Ambiente, Engª Florestal Natália Sampaio e de técnicos da Diretoria.

Primeiramente, a Bióloga Lorena Sério de Quadros conversou com os alunos sobre a importância da arborização urbana, principalmente sobre os diversos benefícios que as árvores plantadas em calçadas e praças e demais áreas urbanas proporcionam aos seres humanos.

Posteriormente, foi realizada a dinâmica Teia da Vida: tudo está conectado, que possibilitou aos participantes a construção de várias cadeias alimentares, de uma verdadeira teia. Durante a atividade, além de conceitos básicos de ecologia, foi possível a visualização dos impactos que os seres humanos podem causar nessa teia.

A atividade terminou com o plantio de 21 mudas de ipês rosas e roxos, doadas pelo Consórcio dos Rios Piracicaba-Capivari-Jundiaí (Consórcio PCJ) ao viveiro municipal de Capivari. O plantio foi realizado pelos alunos dos cursos Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Técnico Integrado de Informática e Técnico Integrado de Química e contou com a colaboração de docentes, técnicos-administrativos, terceirizados do Campus Capivari e equipe da Diretoria de Meio Ambiente, representados pelo estagiário Guilherme Campos Pagotto e pela Bióloga Lorena.

Curiosidade:

A comemoração do Dia da Árvore é realizada em todo o mundo, mas em datas diferentes.  Uma parte do planeta comemora no dia 21 de Setembro, devido à véspera da chegada da Primavera. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

Já no 21 de março se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

No Brasil, tradicionalmente, no dia 21 de Setembro é comemorado o Dia da Árvore, mas o Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 institui duas datas para a comemoração da Festa Anual das Árvores (termo que substitui o Dia da Árvore). Na última semana do mês de março será comemorado nas regiões Norte e Nordeste; e na semana com início no dia 21 de setembro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste inclusive no Distrito Federal.

Deixe um Comentário