Projeto de Educação Ambiental instala coletores de materiais recicláveis adequados


Após verificar que os coletores de lixo em uso no IFSP (recicláveis e não recicláveis) confundiam alguns usuários, foi realizada a proposta de instalação de novos coletores junto à Direção do Campus, e esta prontamente aceitou. Assim, a instalação de dois conjuntos de coletores de matérias recicláveis foi realizada pelo projeto de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, no dia 18 de setembro de 2014.

Para que a instalação fosse viabilizada, era necessário o uso de ferramentas específicas para a fixação dos coletores, o que só foi possível graças ao trabalho voluntário do marceneiro Ronaldo da Silva, que se interessou pelo projeto: “É a primeira vez que realizo um trabalho voluntario e é muito gratificante. Irei me voluntariar mais vezes, e espero que outras pessoas também pratiquem esse ato”. Além do trabalho, Ronaldo também doou o material necessário para fixação dos coletores no chão.

Lixeiras instaladas no Campus.

Lixeiras instaladas no Campus.

Sobre o projeto, Ronaldo disse: “Excelente iniciativa, deveria ter em todas as escolas, em todos os lugares. É essencial que todos tomem consciência da importância de se preservar natureza e de descartar os resíduos da maneira correta. A maior dificuldade é dar o primeiro passo e o projeto está fazendo isso.”

Os novos coletores estão em conformidade com a Resolução CONAMA nº 275 de 25 de abril de 2001 e contam com 4 recipientes nas cores: azul, vermelho, verde e amarelo para o descarte de papel/papelão, plástico, vidro e metal, respectivamente.

Deixe um Comentário