Professor da UNIFESP ministra palestra para alunos do IFSP Capivari


palestra-dr-luiz-martins-marco-2014

Nessa sexta-feira, 28/03/2014, o IFSP Capivari recebeu a visita do prof. Dr. Luiz Eduardo Galvão Martins, professor adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, que veio ministrar palestra sobre Sistemas Embarcados Baseados em Micro Controladores, direcionada para docentes e discentes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, assim também como do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática.

Durante aproximadamente duas horas a plateia, que compareceu em bom número ao auditório do Campus, foi brindada com uma palestra que cobriu inicialmente os aspectos introdutórios do tema, passando por uma contextualização da evolução tecnológica correlata e terminando com a apresentação de aplicações práticas da tecnologia em áreas diversas como, por exemplo, saúde, automotiva, aeronáutica, entre outras.

A experiência do palestrante na área de Engenharia de Software e Sistemas Ciberfísicos permitiu que o assunto fosse explanado de modo a facilitar o entendimento da plateia que, em sua maioria, tinha prática no desenvolvimento de sistemas convencionais e ainda não tinha tomado contato com aplicações computacionais embarcadas.
O ponto de maior destaque foi a apresentação da proposta de uma bomba infusora de insulina de baixo custo, produzida com tecnologia nacional e com potencial para beneficiar mais de um milhão de pacientes que sofrem de diabetes no Brasil.

Para o aluno Lucas Bonetti, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a palestra foi bastante interessante, pois “abriu nossos olhos para aplicações diversificadas da Computação que têm alta demanda por profissionais capacitados no mercado de trabalho, ou seja, mostrou-nos uma nova e interessante área de trabalho na qual podemos atuar”.

O professor Vitor Brandi Junior, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou a importância da palestra, já que ela “foi uma excelente oportunidade dos alunos perceberem que no Brasil existe espaço para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na área, o que pode motivar alguns a seguirem a carreira acadêmica e tornarem-se efetivamente cientistas da computação”.

Clique aqui para ver a apresentação de slides disponibilizados pelo professor Luiz Martins.

Deixe um Comentário