Primeiros dias da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Capivari


Deram início na noite de ontem, segunda-feira, 21/10, as atividades da 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari. Na solenidade de abertura, a mesa foi composta pelo professor Waldo Luís de Lucca, diretor do Campus Capivari; professora Daniara Cristina Fernandes, Presidente da Comissão organizadora desse evento; Haryanna Sgrilli Drouart, Coordenadora de Apoio ao Ensino; professora Ana Paula Santos da Conceição, Coordenadora de Pesquisa; e Maria José Diógenes Vieira Marques, Coordenadora de Extensão. Também participaram da mesa solene o Prefeito Municipal de Capivari, Rodrigo Proença, e o Secretário Municipal de Educação, Nadir Assalim.

semana_03Ainda na oportunidade, contou-se com a presença de outras autoridades e representantes da comunidade, além de grande parte do corpo docente, discente e técnico-administrativo. Durante a solenidade foi proferido acerca da importância da realização deste evento no que tange as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. “A escola tem um grande desafio de, não só formar para o trabalho, mas formar cidadãos que sabem se situar no mundo e agir segundo uma consciência crítica e refletida. É por isso que nós tentamos expandir a formação dos alunos para além da sala de aula, com atividades que possam contribuir para sua formação”, comenta a Coordenadora de Apoio ao Ensino, Haryanna Sgrilli Drouart. “Além disso, quando organizamos um evento como esse temos a oportunidade de dar uma contribuição significativa para a cidade e região, abrindo as portas da escola e trazendo temas importantes para serem discutidos com a comunidade”.

semana_04Logo após a mesa de abertura, houve palestra acerca do tema “Tecnologia e Sustentabilidade”, proferida pelo Prof. Juan Sebastianes. “A palestra foi fantástica, uma aula brilhante. Trouxe muitos ensinamentos novos e contextualizou aquilo que já era conhecido”, comenta o Prof. Waldo Luis de Lucca, diretor do Campus Capivari. O Prof. Juan é Engenheiro Agrônomo e Professor de Química, ativista nas questões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade. “A palestra foi muito inspiradora, voltada para a questão de refletir e fazer, aprender e colocar em prática o que se aprendeu.” Maria Marques, Coordenadora de Extensão. Os interessados podem acessar o conteúdo da palestra clicando aqui.

foto_01Importante destacar que as atividades da semana se estenderão até o dia 25 de outubro, nos turnos da tarde e noite. O evento contará com a realização de minicursos, palestras, mostras científicas e mesas redondas nas áreas de química e informática, sendo apresentados temas como higiene ocupacional, síntese do biodiesel, produtos naturais, química têxtil. Computação física, segurança em redes de computadores, empreendedorismo e olímpiadas e maratona de programação, dentre outros.

 

 

Deixe um Comentário