Consultor do Sebrae ministra palestra para alunos do IFSP Capivari


20131009_192443

Por Vitor Brandi Junior

Na última quarta-feira, 09/10, o Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari, recebeu a visita do sr. Luiz Andia Filho, consultor da agência do Sebrae em Piracicaba, que veio ministrar uma palestra sobre “Empreendedorismo, Criatividade e Oportunidades de Negócios”. Inicialmente direcionada para os alunos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a palestra, realizada no auditório do campus, acabou atraindo um público variado, incluindo professores e alunos de outras turmas, assim como diversos visitantes externos.

Durante aproximadamente duas horas, o tema foi desenvolvido de maneira objetiva, gerando grande interesse em uma plateia que acompanhou atentamente as explicações e participou ativamente com questionamentos e opiniões, o que contribuiu para tornar o evento muito interessante, além de útil para todos, já que muitos dos presentes demonstraram interesse em serem empreendedores.

Uma grande variedade de assuntos foi tratada, desde considerações iniciais sobre o empreendedorismo, passando por dicas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso explorando oportunidades de negócios, finalizando com a apresentação e discussão sobre tendências consolidadas para os negócios nesse século XXI. Das tendências apresentadas, as que mais despertaram curiosidade foram a necessidade dos novos negócios se preocuparem com a sustentabilidade e a qualidade de vida, a informação de que cada vez mais mulheres estão entre as empreendedoras de sucesso, e a certeza de que os novos negócios devem estar plenamente conectados com o mundo virtual.

Ao final da palestra foi apresentado o “Desafio Sebrae”, que é uma competição aberta a todos, de caráter nacional, patrocinada pelo Sebrae com o objetivo de despertar nos estudantes universitários o espírito empreendedor. Todos os presentes foram estimulados a participar fazendo a inscrição pela internet, na página própria do desafio.

Para encerrar as atividades foi realizada uma breve dinâmica com os presentes, buscando demonstrar a necessidade de “pensar fora do quadrado”, característica fundamental para empreendedores de sucesso.

Deixe um Comentário