Alunas do Campus Capivari Participam de Atividade Especial para Mulheres na IBM


alunas-visita-ibm-2013

Um dia especial e muito agradável, com atividades especialmente desenvolvidas para mulheres, é como pode ser definida a quarta-feira, 18/9/2013, durante a qual as alunas do IFSP Campus Capivari participaram de uma visita técnica ao site da IBM em Hortolândia.

O grupo composto por 27 alunas pertencentes ao Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ao Curso Técnico Integrado em Informática e ao Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, além dos professores Carlos Roberto Paviotti, Matheus Carvalho Meira e Vitor Brandi Junior, realizou uma série de atividades durante a visita que durou das 13h30 às 18h30.

Recepcionados pelo Sr. Luís Flávio Silva, do departamento de Parceiras Educacionais, inicialmente todos assistiram a uma apresentação sobre a IBM, que é uma das maiores produtoras de software e prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação do mundo, destacando as principais contribuições da empresa nesses mais de 100 anos de sua existência.

Em seguida diversas profissionais da IBM compartilharam com as alunas os trabalhos por elas desenvolvidos, buscando enfatizar a importância das mulheres na área de TI e, em especial na IBM, que atualmente tem como sua presidente e CEO mundial a sra. Virginia Rometty.

A área de testes de software e as suas principais técnicas e ferramentas foi apresentada pelas funcionárias Larissa e Graciela, destacando sua importância para a garantia da qualidade dos produtos e serviços. Durante a palestra foi apresentado o programa Brighter Blue, que é como se denomina um dos programas de estágio oferecidos pela empresa e que está oferecendo vagas na área de testes de software.

Em seguida a funcionária Kesia apresentou em detalhes o Security Operational Center, departamento responsável por monitorar e garantir a segurança dos dados dos clientes atendidos pela empresa, onde trabalham diversos hackers “do bem”, ou seja, programadores e programadoras especializados em descobrir falhas de segurança em sistemas.
Durante essa apresentação destacou-se a necessidade de aumentar a participação feminina no mercado de Tecnologia da Informação em geral, pois apenas 16% dos profissionais atuantes são mulheres. Já na IBM mundial cerca de 30% de seus mais de 420 mil funcionários são mulheres e a avaliação da empresa é que elas se destacam em diversos aspectos como, por exemplo, flexibilidade, sensibilidade e capacidade de ouvir e aprender.

Após breve pausa para um lanche, as alunas participaram de uma apresentação da funcionária Michele, da área de Recursos Humanos, que falou sobre as oportunidades de estágio e emprego que a empresa oferece, assim como os requisitos principais para se tornar uma IBMista, enfatizando a necessidade de ler, falar e escrever na língua inglesa.
Depois a funcionária Beatriz apresentou a evolução histórica do site da IBM em Hortolândia, desde sua fundação até os dias de hoje, destacando as principais capacidades oferecidas, tanto para os clientes quanto para os funcionários da empresa.

Para encerrar a visita, as alunas acompanharam o Sr. Luis Flavio em um passeio pelas dependências da empresa, quando tiveram oportunidade de conhecer alguns locais de trabalho dos funcionários, assim como alguns dos data centers onde os sistemas dos clientes estão hospedados.

Na opinião da aluna Pamela Monares, do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – “foi muito legal conhecer o ambiente e a cultura de uma empresa globalmente integrada e, em especial, a ênfase que eles dão no respeito à diversidade”. Já a aluna Gyovanna Lemos, do Curso Técnico Integrado em Informática afirmou – “gostei muito da visita e da palestra sobre Testes de Software, tanto que acho que é nessa área que pretendo me especializar no futuro”. Atualmente cursando o Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, a aluna Beatriz de Souza disse – “a visita foi boa e gostei de conhecer sobre as mulheres que trabalham com TI, o que é um incentivo para continuar na área. Também foi bom para nos habituarmos ao futuro ambiente de trabalho em uma grande empresa”. Para o professor Carlos Paviotti, coordenador da área de Informática do Campus, ”essa visita contribuiu para que as garotas dos nossos cursos tivessem conhecimento de que há bastante espaço no mercado de trabalho, especialmente na nossa região”.

1 Comentário  »

  1. Ewerton says:

    Muito boa a visita a IBM, obrigado aos organizadores.

RSS para os comentários desta matéria, TrackBack URI

Deixe um Comentário