Campus Capivari já arrecadou mais de 300 itens na Gincana Solidária


alimentos-gincana-solidaria

O Instituto Federal, Campus Capivari, realiza desde o começo do mês de agosto a 1ª Gincana Solidária. Tal atividade está relacionada ao início das atividades letivas do 2º semestre de 2013 bem como a recepção de calouros. O “Trote Solidário” faz parte da tradição da Instituição desde 2010, que sempre propõe uma atividade de caráter beneficente para a recepção de novos alunos.

A Gincana Solidária tem por objetivo chamar a atenção para a importância do ato solidário e engajar os alunos, servidores e a comunidade do campus em ações humanitárias, assim como promover a divulgação do trabalho desenvolvido pela entidade envolvida.

“O foco é motivar os alunos em uma gincana fundamentada na importância do trabalho em equipe, organização e respeito”, explica Isabel Cristina das Chagas Oliveira, Pedagoga do campus. “A Gincana ressaltou a participação de cada um em prol da coletividade, despertando nos alunos o espírito de solidariedade, incumbindo-os de cumprir as tarefas da gincana e também, o papel de cidadãos”.

A entidade escolhida para receber as doações foi o Lar dos Velhinhos, que atende idosos do município e região. Foram organizadas palestras explicativas para os alunos, com apoio de alguns dos profissionais que atuam na entidade, nas quais foram explicitadas as principais atividades da entidade.

A aceitação da Gincana entre os alunos tem sido muito boa e, até o momento, foram arrecadados por volta de 170 itens de alimentos não perecíveis, dentre eles, leite, açúcar, milho, ervilha, entre outros, além de 140 itens de outra natureza, como roupas, acessórios e produtos de higiene pessoal.

“É com esse espírito que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia mantém seus programas, pois educação tem a ver com solidariedade!”, comenta Isabel Chagas.

  alimentos_02

Como funciona a Gincana?

Foram montadas equipes, com cinco integrantes cada uma. Para a arrecadação, foram sugeridos itens, tais como alimentos não perecíveis, roupas usadas para o bazar que é realizado pela própria entidade, e outros, e cada item possui uma pontuação. Além das doações, são lançados toda semana desafios que as equipes devem cumprir no prazo de uma semana e que somarão pontos ao final da gincana.

“Tentamos frisar entre os alunos que, apesar de haver a competição entre as equipes, o principal objetivo não deve ser ganhar e, sim, ajudar o Lar dos Velhinhos. Eles se mostraram muito motivados, trazendo muitos dos itens solicitados e cumprindo os desafios a cada semana”, afirma Haryanna Sgrilli Drouart, Coordenadora de Apoio ao Ensino.

A gincana teve início dia 13/08 e será finalizada no dia 06/09. A previsão de divulgação do resultado é dia 11/09.

Deixe um Comentário