Alunos do Campus Capivari fazem Visita Técnica à IBM em Hortolândia


visita-ibm-hortolandia-26-08-2013

Por: Vitor Brandi Junior (Coordenador do curso de ADS)

Os alunos do Campus Capivari do IFSP fizeram nessa segunda-feira uma visita técnica ao site da IBM em Hortolândia. Participaram da visita, discentes dos Cursos Técnicos em Informática (tanto Integrado quanto Concomitante), assim como discentes do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Recebidos pelos Sr. Luís Flávio Silva, do departamento de Parceiras Educacionais, a visita durou das 13h30 às 18h00, período durante o qual uma série de atividades foi realizada.

Primeiramente foi feita uma palestra de apresentação da empresa que é uma das maiores prestadoras de serviço em TI (Tecnologia da Informação) do mundo, destacando a sua história, suas diversas áreas de atuação e as muitas oportunidades de trabalho que ela oferece. Depois os alunos assistiram uma apresentação sobre BigData, que é um dos paradigmas que mais se destaca nessa atual era da Internet. Em seguida o sr. Rafael Folco fez uma apresentação do LTC (Linux Technology Center), que vem a ser um dos mais importantes laboratórios para o desenvolvimento do sistema operacional Linux no mundo e que está instalado na IBM em Hortolândia.

Durante as palestras houve intensa participação dos alunos já que os temas abordados despertaram a curiosidade e o interesse de todos, uma vez que são bastante atuais e importantes para a área de TI.

Após uma breve pausa para um coffee break, o departamento de Recursos Humanos da IBM conversou com os presentes a respeito dos requisitos e oportunidades para se tornar um IBMista, (termo carinhoso pelo qual são tratados os colaboradores da empresa). Em seguida os alunos fizeram um tour por diversas áreas da empresa, quando tiveram a oportunidade de conhecer uma parte da infraestrutura necessária para manter os diversos data centers que a empresa possui e disponibiliza para seus clientes.

Na opinião do aluno Lucas Bonetti, do curso de ADS, a visita foi muito proveitosa: “trouxe uma nova perspectiva do que é a IBM. Ouvir falar é uma coisa e presenciar é outra bem diferente. Achei bacana a recepção que nos deram e foi bom entender a maneira que eles trabalham em uma empresa de grande porte, além das oportunidades que oferecem. Tenho certeza que o curso de ADS vai me ajudar a tornar-me um IBMista” disse Lucas. Já o aluno Jones Carlos Fortunato Mariano, do curso Técnico Integrado em Informática destacou que “a visita foi muito legal. Motiva a todos seguir e se dedicar nos estudos. Também foi importante a lição de que não é só a tecnologia que importa, mas principalmente as pessoas”. O coordenador do curso de ADS, professor Vitor Brandi Junior enfatizou a importância da realização dessa visita técnica: “é muito importante para os nossos alunos conhecer as empresas e oportunidades que são oferecidas na nossa região. Esse aprendizado fora da sala de aula é algo que agrega muito à formação deles e a experiência de presenciar o dia a dia de uma grande empresa de TI traz uma nova perspectiva e motivação para os nossos alunos. Também foi muito bom perceber o interesse e a participação de todos durante a visita. Tenho certeza que eles vão conseguir transferir isso para dentro da sala de aula e aproveitarem melhor a formação que o IFSP oferece para eles”.

Deixe um Comentário