Ciência sem Fronteiras lança nova chamada


Ciência sem fronteirasO programa Ciência sem Fronteiras (CsF) publicou, dia 23 de maio, novas chamadas para graduação sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão. As inscrições vão de 4 de junho de 2013 a8 de julho de 2013.

Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de janeiro de 2014. Para saber detalhes sobre o cronograma, o candidato deverá observar o texto de cada chamada.

A coordenação do CsF reforça que o candidato deverá possuir nota do ENEM igual ou acima de 600 em teste realizado após 2009. Portanto, os alunos/candidatos que ainda não possuem ENEM, devem realizar a inscrição da prova clicando aqui até 27/05/2013.

Mais informações acesse o texto das chamadas clicando aqui.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Até o mês de abril deste ano, foram implementadas 20.115 bolsas. Outros dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.

Fonte: Capes

Deixe um Comentário